#2 Como vender mais | Salão de Beleza

A indústria da beleza é muito competitiva: além dos inúmeros produtos que existem no mercado também existem inúmeros estabelecimentos para vendê-los. Ir ao salão é um hábito comum para a maioria das pessoas e, por isso, ter o seu próprio salão de beleza é uma ótima oportunidade de negócio. No entanto, existem locais mais frequentados que outros – tem quem tenha dificuldade em encontrar horários disponíveis devido a uma agenda lotada e, tem também quem não consiga preencher vagas por falta de clientes!

Quer abrir o seu próprio espaço e quer saber “como montar um salão de beleza?” ou já tem o seu salão e questiona-se sobre o que fazer para “aumentar as vendas?” – o truque é atrair e fidelizar clientes. Como? Nós explicamos tudo!

 

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Ir ao salão é um hábito comum para a maioria das pessoas e, por isso, ter o seu próprio salão de beleza é uma ótima oportunidade de negócio

 

  1. Acompanhe as novidades do mercado

Apresentar inovações aos clientes é sempre bom pois faz com que eles queiram frequentar o seu espaço. Disponibilize novos produtos, tratamentos ou técnicas no seu salão de beleza e não deixe que o público opte pela concorrência para fazer o corte ou a coloração da tendência da estação.

Mas atenção, jamais utilize produtos ou procedimentos só porque estão “na moda”. Avalie os benefícios e, se achar que não são recomendados para a saúde, não os utilize. Aproveite a situação a seu favor e ganhe notoriedade, explicando o motivo da sua decisão.

 

  1. Distribua os seus contatos

Para o seu sucesso, uma das principais regras é estar sempre perto dos clientes. Quer saber qual a melhor maneira? Entregando um cartão de visita do seu salão, claro! Assim, sempre que um cliente precisar dos seus serviços, será fácil falar com você. Não se esqueça de prestar atenção ao telefone: sempre que conseguir, atenda; caso contrário, ligue de volta assim que puder.

Quando fizer o cartão de visita do salão, além de incluir o nome do estabelecimento e os contatos, coloque também alguns dos principais serviços que oferecem. Lavagem, corte e escova são opções comuns, por isso, opte por destacar serviços diferenciados que não estão disponíveis em todos os espaços: alisamentos, ondulações, hidratações, extensões, entre tantos outros! Avalie os seus serviços, anote os seus contatos e crie um bom cartão de visita para o salão de beleza.

 

Saiba como fazer um Cartão de visita de sucesso

 

  1. Tenha um leque de serviços abrangente

Ter várias especialidades no mesmo espaço é beneficial para o cliente, porque permite centralizar todos os serviços no mesmo local.

Mas atenção…

  • Se não souber fazer bem, é melhor não fazer.
  • Se não puder contratar alguém para fazer, não contrate.

O objetivo não é ter clientes insatisfeitos ou perder a rentabilidade do seu negócio. Nestes casos, a solução passa por fazer um acordo com outro profissional e subalugar um estabelecimento – além de disponibilizar um serviço de qualidade, rentabiliza o valor do espaço através de comissões.

 

 

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Quando fizer o cartão de visita do salão, além de incluir o nome do estabelecimento e os contatos, coloque também alguns dos principais serviços que oferecem.

 

 

  1. Ofereça requinte

Todos os clientes gostam de ser bem tratados, principalmente quando estão no salão. Esta é uma indústria que tem o poder de transformar as pessoas, transportando-as para uma realidade mais positiva, onde não existe o stress do dia a dia. Por isso, melhore a experiência de consumo: ofereça sempre um suco, um café ou um bombom de chocolate e mostre a consideração que tem por eles.

No final, ofereça um kit de boas-vindas: inclua um cartão de fidelização do salão de beleza, ofereça um marcador de livro e não esqueça de colocar uma amostra dos seus produtos – por exemplo, um creme para as mãos ou um mini-shampoo. É claro que, dentre as várias ofertas, o cartão de visita do salão de beleza é essencial!

Tudo isto é branding: concilie a identidade visual da sua marca – logo, cores, lettering, entre outros detalhes – com o posicionamento que pretende obter!

 

Se pretende saber mais sobre branding, veja o nosso artigo!

 

  1. Faça ações promocionais e divulgue-as

As promoções são essenciais para atrair mais clientes, ainda por cima se tiverem um prazo de validade curto. Uma ideia para tirar o máximo proveito das campanhas é recorrer ao “Dia de”:

  • Dia do cabeleireiro – 19 de janeiro
  • Dia da Mulher – 8 de março
  • Dia da cor (por exemplo, para criar um desconto na coloração) – 21 de março
  • Dia do Trabalhador – 1 de maio
  • Dia das Mães – 2º domingo do mês de maio
  • Dia do Amigo – 20 de julho
  • Dia Mundial da Poupança – 31 de outubro

Também existe a opção de criar o “Dia de”. Opte por bons pretextos e informe os seus clientes com alguma antecedência, para que possam reservar algum tempo e dinheiro para poder aproveitar a sua proposta.

Distribua flyers do salão de beleza com o dia da promoção, envie um e-mail ou uma mensagem escrita para os seus clientes e maximize o lucro!

 

Veja o nosso artigo com 9 dicas para criar flyers de sucesso!

 

NOTA IMPORTANTE: Não realize muitas promoções para que não percam efeito, uma vez que o cliente tende a pensar “devem fazer outra promoção em breve, faço da próxima vez!”. É preferível optar por fazer descontos de maior valor, mas poucas vezes! Dessa forma também pode apostar em vários meios promocionais: além de flyers do salão de beleza, distribua cartazes do salão!

 

Saiba como criar os seus cartazes e alcance bons resultados! 

 

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No final, ofereça um kit de boas-vindas

 

  1. Entenda a internet e saiba como usá-la

A internet é um dos mais poderosos instrumentos para captar novos clientes. Um estudo elaborado pela Deloitte revela que, em 2014, 49% dos consumidores pesquisaram online antes de comprar numa loja física. A tendência é crescente e, apesar de os resultados para 2015 ainda não estarem disponíveis, esse estudo previa que o valor aumentasse para 64%. Por isso, estar na internet é importante e, mais importante ainda, é marcar presença da melhor maneira:

  • Tenha um website;
  • Esteja presente em fóruns sobre estética e cabeleireiros;
  • Inscreva-se em plataformas, disponibilizando os seus contatos e serviços.

Quando pesquisarem por um cabeleireiro em determinada região, o ideal é que o site do seu salão conste na primeira página de resultados do Google, isso aumenta a possibilidade do seu salão ser escolhido em vez de outro.

E depois, não esqueça das redes sociais…

 

  1. Criar conta nas redes sociais

As mídias sociais são uma parte integrante da estratégia de qualquer empresa. Estas ferramentas permitem que divulgue o seu trabalho e, além disso, permitem também que envolva a comunidade com o seu negócio: os seus clientes serão “advogados” da marca e as opiniões e fotografias que compartilharem serão um meio de avaliação para novos clientes! O bom de tudo isto é que as redes socais são gratuitas, por isso, se ainda não o fez, crie um perfil para o seu salão de beleza no Facebook, no Instagram, no Twitter ou em outras plataformas que considere interessantes!

 

Todas estas dicas parecem detalhes mas, quando somadas, têm uma enorme importância. Lembre-se que são os detalhes que podem diferenciar o seu salão de beleza, por isso, faça cortes de cabelo mas não corte no investimento!

 

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