#4 Como vender mais | Papelarias

As papelarias são negócios tradicionais que, nos últimos anos, têm tido um decréscimo continuo nas vendas. O aumento do número de concorrentes, como Cyber Cafés, grandes armazéns ou supermercados, captam a atenção dos clientes porque permitem que estes realizem vários tipos de compras num só espaço.

 

Além disso, as papelarias, como qualquer outra empresa, também são um negócio sazonal. Em Fevereiro, por exemplo, com o início do ano letivo, existem inúmeras compras associadas aos livros escolares e ao material de estudo.

 

Para poder combater a época de menos vendas e para que possa ser competitivo em relação aos seus concorrentes – incluindo os grandes líderes de mercado, como grandes supermercados – veja as nossas dicas!

 

1. Aumente o número de serviços

 

Uma papelaria não tem que vender apenas material escolar ou revistas. Aposte também em produtos ou serviços complementares, que estejam relacionados com esta área de negócio. Já pensou, por exemplo, em disponibilizar a opção de impressão e encadernação? O que acha de vender cartuchos de impressora, postais de Natal ou de aniversário e ainda blocos de notas? E se os seus clientes também pudessem comprar jogos de tabuleiro ou livros?

 

A ideia que é importante reter é que deve disponibilizar vários produtos adaptados a diversas situações – festas de aniversário, atividades escolares, entretenimento, entre outros. Amplie o seu espectro de produtos e serviços e veja os resultados!

 

2. Localização

 

Qual é o melhor lugar para ter uma papelaria? Existem várias opções mas, por excelência, o melhor espaço será aquele que está mais próximo de colégios ou universidades.

 

Um outro aspeto a ter em consideração é a capacidade financeira do público que frequenta o local. Desta forma, também poderá adaptar o tipo de produtos e serviços que vende – por exemplo, se os seus potenciais clientes não têm elevadas possibilidades económicas, poderá optar por disponibilizar jogos de tabuleiro por um valor mais em conta.

 

 

3. Concorrência

 

A concorrência é o maior desafio que qualquer empresa tem. Por vezes torna-se complicado alcançar os objetivos quando a concorrência tem preços de produtos mais baixos e, consequentemente, tem a possibilidade de apresentar preços mais atrativos aos clientes.

 

O importante é focar-se nos seus objetivos: lembre-se que uma diferença de 10 centavos pode ser compensada com outras ações da sua parte. Revelar disponibilidade, demonstrar simpatia e apostar no atendimento personalizado – o fato de conhecer o seu cliente e, os seus hábitos de consumo, como por exemplo, o tipo de jornal que costuma comprar – é essencial para se diferenciar.

 

4. Aposte em produtos de marketing

 

A melhor dica fica sempre para o final e, por isso, reservámos esta super ideia, que está relacionada com o fato de as papelarias disponibilizarem maior diversidade de produtos e serviços. Dê aos seus clientes a possibilidade de comprarem produtos impressos!

 

Atualmente a personalização é um aspeto muito importante em todas as áreas. Existem produtos mais úteis e em simultâneo que sejam diferenciadores para as papelarias venderem?

 

Se as papelarias estiverem próximas de grandes centros financeiros ou de negócios, o público-alvo certamente está familiarizado com a necessidade de utilizar produtos de marketing offline. Disponibilize a opção de encomendarem Cartões de Visita, Pastas ou, por exemplo, Papel Timbrado.

 

Quer saber a grande vantagem desta ideia? Não precisa de realizar qualquer investimento. Recorra a gráficas online, personalize os produtos de acordo com o pedido dos seus clientes e receba os produtos dos seus clientes no local que desejar, evitando deslocações.

 

Simples, diferenciador e sem necessidade de investimento: são estes pormenores que fazem a diferença!

 

 

Ao contrário de muitos negócios, as papelarias não implicam grande inovação. Aposte num trabalho continuo, invista na relação com os clientes, perceba o meio onde está e opte por produtos e serviços diferenciadores e adequados à realidade do seu público.

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