4 Dicas para aumentar a produtividade no trabalho

Encontrar um emprego nos dias de hoje não está fácil. Conseguir mantê-lo, por vezes, é ainda mais difícil! A verdade é que o mercado esta cada vez mais competitivo e os funcionários têm que estar sempre preparados para conseguirem dar o seu melhor e superarem as expectativas.

Ainda assim a dúvida persiste. Afinal de contas como é que se define um bom funcionário? Através do conhecimento que ele possui? Do nível de experiência? Da quantidade de horas que passa no trabalho? A verdade é que quantidade não significa qualidade, por tanto, mesmo que um funcionário passe muitas horas no escritório, isso não significa necessariamente que está sendo produtivo.

Conhece a palavra Procrastinação? A Procrastinação é um termo que significa o adiamento de uma ação ou tarefa. Por vezes, fazemos isso inconscientemente – é normal substituirmos uma ação prioritária, por uma ação menos importante mas que poderá ser mais fácil de executar. No entanto, adiar uma tarefa importante nunca é bom, pois, continuamos a ter noção de que, eventualmente, ela terá que ser feita.

Este tipo de comportamento pode resultar em stress, ansiedade e, principalmente, na falta de produtividade. Caso esteja passando por uma fase em que está mais cansado, saturado ou se simplesmente quer aumentar o seu nível de produtividade no trabalho, veja os conselhos que temos para você!

 

1. Faça uma to do list

Por vezes podemos pensar que temos tudo sob controle e que estamos a par de todas as tarefas de que precisamos fazer. No entanto, é extremamente normal esquecermos algo, e se não tivermos os nossos objetivos definidos por ordem de prioridade, podemos acabar por adiar algo importante.

Para que isso não aconteça, assim que chegar ao trabalho, faça uma lista de tudo o que precisa fazer naquele dia. Caso surjam novas tarefas, adicione-as a sua lista, e lembre-se de manter as tarefas por ordem de prioridade. Desta forma, não se esquecerá de nada e, sempre que concluir uma tarefa, poderá riscá-la da sua lista, o que é uma ótima forma de se sentir motivado! Torne esta pequena ação parte da sua rotina diária e verá que será muito mais produtivo!

 

 

2. Evite fazer multitasking

Pode até pensar que o ideal é fazer várias tarefas em simultâneo e que isso pode inclusive ajudar a poupar-lhe tempo, no entanto, foi comprovado que realizar várias tarefas em simultâneo pode consumir 40% do tempo de produtividade de uma pessoa.

É preferível concentra-se em apenas uma tarefa de cada vez de forma a manter o foco. Desta forma, conseguirá terminar as suas funções muito mais depressa e de forma mais eficiente!

 

 

3. Aproveite as pausas para ver o celular

Mesmo que seja uma pessoa extremamente responsável, não deixe o seu celular do seu lado enquanto trabalha, pois toda a vez que receber uma notificação seja do Facebook ou do Instagram, terá muita dificuldade em não olhar – mesmo que seja apenas por um segundo!

Por isso, guarde-o na sua bolsa e aproveite as pausas para dar uma olhada rápida.

O mesmo aplica-se ao e-mail. Certas pessoas passam o dia conferindo o seu e-mail sempre na expectativa de saberem se receberam algo novo. Este é um hábito negativo que deve evitar. Mais uma vez, recomendamos que defina um horário para fazer isso, por exemplo, veja o seu e-mail logo que chegar no escritório, a meio do dia e antes de vir embora.

 

 

4. Finalmente, a dica mais importante de todas: faça pausas!

Ninguém consegue manter o mesmo nível de concentração por mais de três horas seguidas. Aliás, foi provado que a cada hora e meia a pessoa deve fazer uma pausa de 5 minutos para descansar a cabeça, a vista e o corpo. Trabalhar entre 6 a 8 horas seguidas não significa que está sendo produtivo, muito pelo contrário. Recarregar baterias é fundamental para aumentar o seu nível de produtividade e, por isso, essas pequenas pausas não são apenas necessárias, são obrigatórias!

Além disso, se o seu instrumento de trabalho for o computador, é importante fazer uma pausa de 2 minutos, a cada 45/50 minutos. Nem precisa sair do seu lugar, basta olhar para outra coisa que não a tela do computador. Faça isso durante uns minutos para descansar a sua vista, é importante!

 

Estes conselhos são extremamente relevantes mas não são os únicos. Para melhorar ainda mais o seu nível de produtividade, quando fizer pausas, aproveite para se distrair um pouco: veja o seu e-mail pessoal, leia as noticias, de uma olhada nas suas redes sociais, ou simplesmente converse com um colega de trabalho com quem se identifique. Verá que se seguir as nossas dicas conseguirá aumentar o seu nível de produtividade em menos de uma semana! Experimente e diga-nos o que achou!

Este Post foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta