4 Dicas para otimizar as suas vendas durante a Black Friday

A Black Friday surge durante os anos 60, nos EUA, com o objetivo de assinalar o início da época das compras natalícias. A designação das cores remete para uma época em que as vendas eram registadas à mão, sendo que o que era escrito a vermelho representava o prejuízo nas vendas e o que era registado a preto, os lucros. Além disso, a temporada de início de compras coincidia com a sexta-feira seguinte ao dia de “Thanks Giving” ou “Dia de Ação de Graças”, data extremamente importante nos EUA. Sendo assim, tendo em conta o objetivo da data, e o dia em que esta se insere, o evento passou a denominar-se de Black Friday.

 

Atualmente, a Black Friday é uma das principais datas para estimular o comércio internacional. Presente em inúmeros países, incluindo o Brasil esta data não deve ser deixada ao acaso, independentemente da área de negócio. Com o acesso à internet e com a chegada do e-commerce, já não é necessário deslocar-se até às lojas para ter acesso aos descontos existentes. Embora, as compras sejam feitas online, ainda existe muita concorrência. Sendo assim, resolvemos dar algumas dicas para que você consiga otimizar o seu negócio de e-commerce durante esta época em que o principal objetivo é garantir maior retorno.

 

 

1.Aposte no E-mail Marketing

 

Uma das primeiras coisas que deve planear é o e-mail que irá enviar aos seus clientes e potenciais clientes. Neste sentido, torna-se importante:

  1. Criar o conteúdo que será partilhado no e-mail – desde o copy à imagem. Não esqueça de acrescentar um título apelativo, pois será a primeira coisa que o destinatário irá ver.
  2. Deverá definir quantos e-mails pretende enviar e estipular as datas em que estes serão enviados – com quanta antecedência antes do evento.
  3. Finalmente, deverá fazer uma lista de todos os seus clientes e enviar e-mails personalizados para diversas partes da base de dados, consoante o histórico de compras de cada grupo de consumidores. Por exemplo, poderá enviar um preview dos descontos que irá fazer para cada produto.

 

2.Otimize o seu site

 

Existem algumas alterações que poderá fazer de forma a dar a conhecer o evento e gerar antecipação até ao grande dia:

  1. Na sua página inicial, adicione um botão com a contagem decrescente para o evento. Este cronómetro deverá funcionar até ao último segundo do final do dia da Black Friday. Os consumidores podem ser bastante indecisos na hora de comprar, e este elemento poderá fazer uma grande diferença ao gerar expectativa e ansiedade de compra.
  2. Crie uma página com informações sobre a campanha e os produtos que estarão com descontos. Poderá ir ainda mais além e criar packs de vendas de produtos complementares – se tiver uma loja que venda acessórios, desenvolva um pack que inclua um conjunto com pulseiras, colares e anéis por um preço irresistível.
  3. No próprio dia, aproveite para ciar um senso de urgência ao dizer frases que incitem o cliente a comprar, como por exemplo: “Apenas restam 2 unidades do produto X em stock.” Isto criará o fator urgência no consumidor e funcionará como um estímulo para finalizar a compra.
  4. Utilize um pop up de saída, ou seja, sempre que o cliente abandonar uma determinada página do seu site poderá aparecer um pop up relembrando ao cliente de que no dia 25 decorrerá a Black Friday. Pode até aproveitar para pedir dados do cliente como o nome e o e-mail para, mais tarde, enviar newsletters com informações adicionais sobre o evento.

 

3.Aposte nas suas redes socias

 

Aproveite para fazer posts anunciando que a Black Friday está chegando!

  1. Veja em que redes sociais faz sentido anunciar esta campanha – no Facebook? Instagram? Twitter? Ou em todas?
  2. Crie posts diferenciados: uns podem conter produtos com descontos, outros poderão apenas dar informações relativas à campanha, como a data.
  3. Determine o horário em que irá fazer os posts, pois existem horários em que essa notícia poderá gerar mais visualizações que outras.
  4. Finalmente, esteja sempre atento às suas redes sociais, pois este dia poderá gerar muitos comentários e até dúvidas dos seus clientes, e é importante que esteja atento para que possa responder-lhes.

 

4.Seja honesto

 

Muitas empresas aproveitam este dia para enganar os consumidores – aumentam os preços dos seus produtos, para depois apresentar um valor mais baixo, de forma a parecer existir um desconto. Não faça isso, pois esta campanha não serve apenas para gerar vendas no dia da Black Friday, serve também para dar a conhecer a sua marca, conquistar e fidelizar os seus clientes e potenciais clientes.

 

 

Estas são apenas algumas dicas para ajudá-lo na hora de definir a sua estratégia de campanha para a Black Friday. Porém, mesmo após o dia do evento, poderá continuar a utilizar algumas destas sugestões para futuras campanhas.

 

 

E já que estamos falando da Black Friday, não esqueça de visitar o nosso site no próximo dia 25 de Novembro. Prometemos descontos incríveis!

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