7 Programas de Design Gráfico (Pagos e Grátis)

Para quem trabalha com marketing, é imprescindível conhecer alguns programas de Design Gráfico. Mesmo que você não seja designer e não pretenda seguir carreira na área, conhecer as ferramentas de design usadas pelos profissionais é uma boa maneira de se manter atualizado e melhorar seu trabalho, já que saberá o que é possível ser feito.

 

Neste artigo, apresentamos os programas para design profissional mais usados e também algumas opções de programas de design gráfico grátis. Quem sabe você não se anima a começar uma nova carreira?

Programas de Design

 

Design é uma palavra em inglês que significa “desenho”. Muito resumidamente, designers são os profissionais responsáveis por criar e desenvolver projetos gráficos e de comunicação visual como, por exemplo, logotipos, embalagens e materiais gráficos.

 

Parar criar estes materiais, os profissionais precisam de ferramentas específicas – aqui entram os programas de design! Com estes programas, é possível tratar fotos, criar desenhos, diagramar páginas, criar interfaces de websites… As possibilidades são infinitas e, para cada uma das finalidades, existe um programa ideal!

 

 

 

Programas para Design Gráfico Profissional

 

Os Designers profissionais usam diversos programas em seus trabalhos e muitas vezes, acabam usando mais que um programa para o mesmo projeto. Isso acontece pois cada ferramenta é ideal para fazer uma coisa e para atingir o trabalho final perfeito, trabalhar com elas em conjunto é a melhor opção!

 

  • Photoshop – talvez o programa mais conhecido por quem não é da área de comunicação, este é o editor de imagens líder de mercado. Nele, é possível tratar e corrigir fotos, criar montagens, alterar cores e muitas outras funcionalidades.

 

  • Illustrator e CorelDRAW – estes dois programas tem a mesma finalidade: criar imagens em vetor. Apesar de muito criticado pelos profissionais, o CorelDRAW ainda é o programa mais usado no Brasil, por ser mais fácil de usar e oferecer muitas opções de formatos para a exportação dos arquivos. O Illustrator é a ferramenta mais usada nos EUA e apesar de parecer um pouco mais complicado de usar, oferece um número maior de efeitos.

 

  • InDesign:este programa foi criado para substituir o PageMaker e serve para fazer diagramação de páginas. Pode ser usado para  criar folders, panfletos, eBooks, jornais, revistas,  e muito mais.

 

 

 

Programas de Design Gráfico Grátis

 

Agora que já sabe quais são os principais programas de Design Gráfico pagos usados pelos designers do mundo todo, é hora de conhecer as versões gratuitas. Com funções semelhantes às versões pagas, estes programas de design grátis são uma boa alternativa para quem está em começo de carreira e não tem dinheiro para investir. Lembre-se de nunca usar versões piratas dos programas: é crime e você pode ser multado!

 

  • Gimp – considerado por muitos profissionais como o melhor programa de edição de imagens grátis, o Gimp é fácil de usar e oferece muitos recursos. Assim, é uma ótima opção ao famoso (e caro) Photoshop! Para fazer o download do Gimp, basta acessar o site oficial.

 

  • Inkscape – este programa é um editor de gráficos vetoriais que pode ser um bom substituto para o CorelDRAW ou Illustrator. Um dos diferenciais desta ferramenta é a opção de instalar complementos, liberando novos recursos. Entre no site do software para instalar o Inkscape no seu computador.

 

  • Scribus – Com as mesmas funcionalidades do InDesign, este software permite criar documentos com aparência profissional, desde convites até Banners e outros materiais. Instalar o Scribus é muito fácil, basta fazer o download da ferramenta no site.

 

 

Agora que já conhece os programas de design gráfico mais importantes, já pode criar suas artes conforme as necessidades da sua empresa: Cartão de Visita, Panfleto, Cartaz e muito mais. Depois de finalizar o arquivo, basta entrar no site da 360imprimir e fazer seu pedido!

 

Alternativas aos Programas de Design

 

Caso não queira ter nenhum trabalho na criação do seu produto de marketing, não se preocupe: o site da 360imprimir oferece mais de 100 designs prontos! Basta você escolher o que mais se adequa à sua empresa, personalizar e mandar imprimir.

Outra opção oferecida pela 360imprimir é “contratar um designer”: você diz quais são suas ideias e uma equipe de designers cria uma arte final para o seu produto. Os designers também estão disponíveis para te ajudar caso você já tenha o produto físico, mas não possua o arquivo digital: envie fotos e receba a réplica da sua arte final.

 

 

Você costuma usar algum programa de design? Qual? Deixe seu comentário!

 

Este Post foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta