Design

Bleed: Sangria e Margens de Impressão

Quando falamos de design ou impressão é muito comum depararmos com o termo Sangria ou Bleed, mas nem todos sabem exatamente do que se trata. A Sangria é uma das margens de um arquivo, essenciais para garantir que seu documento fica perfeito, sem perder informação ou formatação após a impressão e corte.

Esse artigo dará a conhecer mais sobre margens de impressão, o que é Sangria e como fazer em um documento para garantir uma correta impressão de seus produtos!

Margens de Impressão

Primeiro, você precisa saber que o Bleed ou Sangria, faz parte das 3 margens que deve respeitar ao criar um design para impressão, assim temos:

  • Margem de Segurança: Todo o conteúdo importante deve estar dentro destas linhas: texto, logo e contatos. Vai garantir que não se perde nenhuma informação importante.
  • Margem de Corte: Linha que delimita a área onde o produto será cortado.
  • Margem de Sangria: Linha até onde você deve ampliar o fundo de seu design, para garantir que o produto final não fica com margens brancas.

Veja em seguida esse exemplo:

bleed

 O que é Sangria ou Bleed

O termo Sangria surgiu do inglês Bleed (que significa sangrar).  É um termo usado no design e se refere a uma margem extra de um documento que é enviado para impressão. Para proteger os elementos junto às margens, é necessário sangrar o documento. Essencialmente, é uma extensão do fundo do arquivo, com a finalidade de ultrapassar as margens de segurança e corte, garantindo que o design fica intacto após impressão e corte.

Margem de segurança

Como fazer Sangria de um documento

Fazer a sangria em um documento é, no fundo, fazer uma ampliação do design. Na 360imprimir, aconselhamos uma margem de Sangria de cerca de 2 mm em torno de todo o documento:

Imagine, por exemplo, que você vai imprimir um Flyer de dimensões 10 x 21 cm. É muito provável que o produto final inclua uma pequena marca branca em torno. Assim, você deve prolongar o fundo de seu documento, por mais 2 mm (10,2 x 21,2 cm), para proteger o design e garantir um Flyer com a medida desejada.

Sangria

Em qualquer software de edição de documentos, como o Word, ou de design você consegue definir as margens corretas para seu arquivo.  Mas, se você preferir, tem também em nosso site Modelos preparados para todo o tipo de produtos. Basta baixar o Modelo, editar seu design e retirar todas as marcas de impressão.

Também no canal de Youtube 360imprimir Brasil, você pode encontrar vários vídeos que vão ajudar você a criar seus materiais de comunicação. Veja o tutorial para aprender a fazer Sangria no Word, em seguida:

E, por fim, agora que você já teve algumas dicas de impressão, não perca a oportunidade de reproduzir seus designs em produtos para seu negócio!