Branding: como dar personalidade à sua marca

 

Branding é uma palavra muito conhecida em marketing. A verdade é que, associar uma identidade a uma marca é determinante para alcançar o sucesso nos negócios.

 

Todos sabemos que o branding é importante para uma marca! O que muitas vezes não temos conhecimento é de todo o trabalho associado à criação do logo, do slogan ou da identidade visual de uma empresa. Trata-se de um trabalho árduo constituído por inúmeros fatores e onde a criatividade é levada ao limite!

 

O retorno do seu investimento em branding chegará a longo prazo: o reconhecimento da imagem de uma marca pode demorar algum tempo. A ausência do imediatismo é algo frustrante para muitos empreendedores mas, ao longo do tempo, o logo, as cores e a perceção criada em torno da marca são facilmente associados a determinado negócio.

 

É claro que o tempo, por si só, não é suficiente. Existe um trabalho prévio para alcançar o conceito de marca pretendido. Grande parte das empresas prefere delegar este trabalho a profissionais – como está relacionado com uma parte essencial para o sucesso da empresa, optam por serviços de design que desenvolvem o branding da empresa justamente por terem um conhecimento mais aprofundado sobre esta área.

 

Mesmo que esteja pensando em contratar um designer, veja as ideias que apresentamos em seguida relativamente a este tema. Assim, quando receber propostas, compreenderá melhor alguns aspetos e poderá dar a sua opinião com conhecimento de causa.

 

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Branding: como criar o seu

O conceito de marca está associado a um processo de autodescoberta porque o obriga a olhar criticamente para a sua empresa, o que pode ser difícil!

 

Comece por responder a algumas perguntas que lhe permitam traçar um perfil e desenvolver uma estratégia de branding personalizada. Sim, porque não existem dois conceitos de marca iguais!

 

  • Qual é a missão da sua empresa?
  • Quais são as características dos seus produtos ou serviços?
  • Quais os benefícios que oferece aos seus clientes?
  • Qual é a perceção que quer criar no seu público-alvo? Qual a imagem de marca que quer transmitir?
  • Já existe uma opinião formada a respeito da sua marca? Qual é?

 

Além de se autodefinir, também deve estudar o mercado. Perceber o que os seus potenciais clientes procuram e o que pensam sobre os seus concorrentes é essencial. Além disso, é importante ter noção do que está disponível no seu segmento de mercado, desta forma torna-se mais simples identificar falhas e apresentar soluções para corrigi-las, trazendo valor acrescentado para os consumidores.

 

A consciência de que branding é essencial é cada vez mais comum entre os gestores de diversas áreas! Este cuidado não se aplica apenas a negócios que estão começando agora: nunca é tarde para criar um conceito de marca ou até para renová-lo!

 

E quando é que chegam os resultados? Essa é a pergunta chave porque, de facto, qualquer decisão no mundo dos negócios tem sempre o mesmo objetivo: obter lucro! O branding é um dos possíveis (e mais óbvios) caminhos para conseguir gerar vendas, mas é necessário ter em conta que o retorno é de longo prazo. Não espere criar um conceito de marca e obter resultados passado pouco tempo, porque criar laços afetivos com o público é demorado… Mas no final compensa!

 

Dica final: Saiba o que quer ser para os seus clientes, cuide da sua identidade visual, aposte em ofertas de produtos e serviços diferenciadores, valorize a sua comunicação, promova-se, conheça o mercado em que está inserido, dê importância a todos os detalhes e… construa uma marca amiga.

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