Design Marketing

Como fazer Branding para Restaurantes

Você quer renovar a imagem de seu Restaurante ou pretende abrir seu primeiro estabelecimento? Você deve começar conhecendo as tendências de marketing para restaurantes, definir seu público e criar uma estratégia de Branding para Restaurantes: para a criação de qualquer negócio, a definição do Branding certo é o suporte que vai garantir o sucesso!

Para entender o que é o Branding para um Restaurante e como implementa-lo em seu espaço, continue lendo este artigo.

logos para restaurantes

O que é Branding para Restaurantes

logotipos de restaurantes

Branding é um termo inglês, que surgiu da palavra Brand (marca) e que se refere à criação e gerenciamento de uma marca. O Branding de Restaurantes, se refere a todo o trabalho que é feito em torno da imagem e comunicação que vai representar um estabelecimento.

Esta análise é muito importante, principalmente logo desde o início da criação de marca, porque permite identificar os pontos relevantes para obtenção de mais clientes para o espaço de refeições. No fundo, o Branding para um restaurante é uma estratégia definida para a captação de clientes.

Como fazer Branding para um Restaurante

As grandes marcas de refeições, que tem diversas filiais espalhadas pelo mundo- como é o caso de cadeias de fast-food- optam por idealizar estratégias de Branding para uniformização da imagem da marca.

Para a criação de estratégia de marketing para restaurantes é necessário pensar na categoria de negócio (fast-food, gourmet, fusão, comida regional, entre outros) e qual o público alvo e objetivos de crescimento.

Em seguida, mostramos os pontos importantes a considerar no processo de construção ou renovação da imagem de seu negócio:

1. Identidade Visual

A identidade visual vai definir o primeiro contato do cliente com sua marca: tenha principal atenção na escolha de cores nos logos para restaurantes e para o espaço. As cores transmitem diversas sensações e podem influenciar o estado de espírito de seu cliente e, também por isso, o design do espaço deve ser pensado detalhadamente.

A tipografia usada em logos de Restaurantes, deve estar de acordo com a tipologia de negócio: escolha tipos de letra clássicos para restaurantes típicos ou gourmet, por exemplo. Se seu espaço está pensado para um público jovem e descontraído, opte por um tipo de letra moderno e atual. Deve sempre considerar um design simples e apelativo.

branding para um restaurante

2. Defina os valores da marca

Dentro do universo da alimentação, há várias possibilidades de posicionamento – desde restaurantes que focados na qualidade da refeição, aos que se fazem representar pela rapidez do serviço ou os que se diferenciam pelo tipo de oferta gastronômica.

Idealize três características que você gostaria de destacar em seu serviço e defina valores de marca que podem representar qualidade, rapidez, preocupação ambiental, comida regional, vegetariano, biológico, entre outros.

logotipos de restaurantes

3. Conheça seus clientes

É comum dizermos que “os clientes são a alma do negócio” e faz todo o sentido que assim seja: são os clientes que vão definir o sucesso de seu restaurante. Garanta que conhece o tipo de público que frequenta ou vai frequentar seu restaurante e se certifique que corresponde ao que eles procuram.

Se o público de seu restaurante são trabalhadores com um horário de refeição limitado, garanta que seu serviço é rápido e eficiente. Para clientes que procuram um espaço tranquilo e relaxante, garanta que seu espaço é confortável e acolhedor.

branding de restaurantes

4. Transmita uma experiência

Cada vez mais os clientes optam por ir a um restaurante não apenas para uma refeição, mas também por uma experiência. Desde a decoração do espaço ao atendimento personalizado, o restaurante deve promover momentos únicos e diferenciadores.

Veja alguns exemplos de como você pode melhorar a experiência em seu restaurante:

  • Inclua espaços de lazer com sofás e livros, para que seus clientes esperem confortavelmente por uma mesa livre, enquanto tomam uma bebida.
  • Crie um pequeno espaço de souvenirs em que o cliente pode comprar artigos relacionados com seu restaurante: garrafas de vinho, temperos exclusivos ou até artigos personalizados com sua marca.
  • Inclua um espaço para crianças com jogos e atividades didáticas, para entreter os pequenos e permitir também um momento descontraído aos pais.
branding de restaurantes

Use estas dicas para repensar sua imagem e garanta que se diferencia da concorrência, com um bom logotipo de restaurantes e uma estratégia de Branding para Restaurantes bem definida. Estamos torcendo por seu sucesso!