Gestão e Negócios

Características de um Empreendedor

Atualmente, é cada vez mais comum as pessoas investirem no seu próprio negócio: são os chamados empreendedores. Muito associado ao sucesso, o termo empreendedorismo ainda gera muitas dúvidas: O que é? Como me tornar um empreendedor? Quais as características de um empreendedor de sucesso? Se tem curiosidade de ter estas perguntas respondidas, não deixe de ler este artigo!

O que é Empreendedorismo?

 

Segundo o dicionário Aurélio,  empreendedorismo é “Atitude de quem, por iniciativa própria, realiza ações ou idealiza novos métodos com o objetivo de desenvolver e dinamizar serviços, produtos ou quaisquer atividades de organização e administração”. Mas será que para ser um empreendedor só esta definição basta?

 

O que é ser Empreendedor?

 

Um empreendedor é aquela pessoa que é capaz de ter ideias e organizar empresas, mas mais importante, é saber identificar oportunidades e aproveitá-las. É capaz de correr riscos para alcançar seus objetivos, mostrando sua atitude e aptidão para estar sempre um passo à frente dos outros. Essa é uma das principais características de um empreendedor!

 

Como ser um Empreendedor de sucesso?

Com certeza você deve estar pensando em como começar a empreender e se tornar um empreendedor de sucesso, certo? Lembre-se que tomar atitude e começar um novo projeto nunca é fácil, já que todo início requer esforço, perseverança e criatividade. No entanto, todo esforço é recompensado!

 

O primeiro passo para ser um empreendedor de sucesso é ter uma ideia clara e objetiva. Muitas pessoas que querem fazer “algo diferente” começam um projeto sem ter a ideia bem definida, o que pode dificultar o sucesso na implementação.  Aquele pensamento que você tem enquanto dirige, ouve rádio ou toma banho, pode ser o ponto de partida, mas deve ser analisado profundamente os prós e contras para verificar se pode virar algo tangível. Só depois dessa análise você terá uma ideia clara e definida.

 

 

O segundo passo é materializar esta ideia, desde questões legais até o lugar físico onde irá começar a trabalhar. É muito importante que leve à sério este projeto, encarando-o como seu trabalho diário, não deixando que nada atrapalhe seu caminho, já que você será seu próprio chefe.

No último passo, deve estruturar como será a comunicação da sua empresa, se deseja ter investidores e clientes é necessário ter uma boa imagem de marca. Faça uma lista com todos os produtos que poderiam te ajudar a criar esta identidade de marca: Cartão de Visita, Panfletos, Folders, Envelopes, Papel Timbrado

Além disso, deverá analisar onde sua marca estará presente: tanto fisicamente quanto online. Uma opção é contratar especialistas em comunicação para que eles te ajudem a definir com precisão a estratégia de marketing da sua nossa empresa, estabecelendo objetivos possíveis de serem alcançados.

 

 

Características de um Empreendedor

Algo que tem que ter em mente é que nem todos os empreendedores tem sucesso na sua primeira tentativa e que eles surgem de formas diferentes. Apesar disso, existem algumas características que são comuns à todos os empreendedores de sucesso:

 

  • Paixão: as pessoas que tem espírito empreendedor se entregam de corpo e alma ao projeto que estão realizando. Este é um aspecto essencial que fará com que a empresa sobreviva ao dia-a-dia. Um bom empreendedor também tem a paixão por aprender, muitos são autodidatas e aprendem rápido com seus erros.

 

  • Confiança: Esta é a característica que identifica empreendedor de sucesso! É necessário aprender a criar confiança em você mesmo e nas pessoas que escolher para trabalhar no projeto, para que juntos possam superar todos os obstáculos que aparecerem.

 

  • Trabalham em equipe: uma virtude dos empreendedores é saber trabalhar em equipe, para delegar tarefas e ter mais tempo para cuidar dos assuntos mais importantes. Com uma equipe de confiança, o empreendedor sabe que o trabalho será sempre feito a tempo e com qualidade.

 

  • Otimismo: Enxergar o “copo meio cheio” sempre! Mesmo que as coisas não saiam do jeito planejado, os empreendedores são capazes de reconhecer seus erros e tirar valiosas lições para seguir em frente.

 

  • Assumem riscos e comemoram as vitórias: Para que as coisas aconteçam é necessário correr riscos e os verdadeiros empreendedores sabem disso! Quando as coisas dão certo, eles são os primeiros a comemorar a vitória própria ou da equipe, pois sabem a importância de valorizar cada êxito conseguido.

 

  • Perseverança: É muito comum ver pessoas iniciando um projeto e desistindo no primeiro obstáculo. O empreendedor mantém a perseverança mesmo quando está de frente para grandes desafios e não desiste até ver sua ideia transformada em realidade.

 

 

O mais importante quando decidir investir em um novo negócio é confiar na sua ideia. Lembre-se que empreender não é fácil, mas não é impossível!

O que achou do artigo? Tem alguma outra dica para quem quer se tornar um empreendedor? Deixe nos comentários!

 

Se você curtiu esse post, leia também:

O que é Papel Timbrado?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *