Gestão e Negócios

Como dar as Boas-Vindas a um Novo Funcionário

Começar a trabalhar numa nova empresa nunca é fácil. Quem já passou por isso sabe que existe um período de adaptação, e que este período pode ser altamente influenciado pelas primeiras semanas de trabalho, afinal de contas, a primeira impressão é a que fica. Desta forma partilhamos algumas dicas sobre como dar as boas-vindas a um novo funcionário.

Deste jeito, ele irá sentir-se bem-vindo e acolhido, e por consequência acabará por desenvolver um sentido de lealdade pela empresa.

Em seguida deixamos 4 ações que deve adotar de forma a fazer com que os seus novos funcionários sintam-se em casa desde o primeiro dia de trabalho!

1.Faça um Tour da Empresa

É muito importante que o novo funcionário seja apresentado às pessoas com quem vai trabalhar diretamente. No entanto, também é essencial que ele conheça os outros elementos e departamentos da empresa. Sendo assim, comece por fazer um tour pelo escritório e lembre de mostrar divisões importantes como por exemplo, onde fica a copa, os banheiros e as salas de reunião.

Além disso, se a empresa for pequena, apresente os funcionários individualmente, procurando sempre falar um pouco sobre a pessoa, e o tipo de função que ela desempenha na empresa. Caso a estrutura da empresa seja maior, mostre os diferentes departamentos e explique quais os principais objetivos e funções de cada um.

Como dar as boas-vindas a um novo funcionário

2. Disponibilize o Manual da Empresa

Este manual contém informações essenciais e de extrema relevância para quem deseja saber mais sobre a essência da empresa, como por exemplo: qual a sua missão, visão e valores, quais os seus principais objetivos, qual o público-alvo, entre outras informações importantes. No fundo, este livrete é um pequeno resumo da identidade da empresa. Todos essas informações são de extrema relevância para alguém que acaba de iniciar um emprego numa nova empresa, pois, é uma forma do funcionário ficar mais familiarizado com a sua cultura.

Deixe este manual na mesa do novo funcionário, juntamente com uma carta do CEO da empresa, desejando sucesso para esta nova etapa.

mensagem boas vindas ao novo funcionário

3.Ofereça um Kit de Boas-Vindas

O Kit de Boas-Vindas é uma ótima forma de receber um novo funcionário. Inclua alguns elementos essenciais como um bloco de notas, uma pasta, um calendário de mesa e, o mais importante, os cartões de visita do novo funcionário. Este pequeno gesto será uma forma de mostrar ao novo elemento que têm confiança de que ele terá um longo percurso profissional na empresa.

Além disso, poderá acrescentar um toque mais pessoal ao pedir que todos os elementos da equipe assinem um cartão postal com uma mensagem de boas-vindas ao novo funcionário!

Pode ainda enviar deixar uma carta de boas-vindas ao novo colaborador, com informações importantes sobre a empresa, ou até mesmo um e-maio de boas vindas.

4.Sorria!

Por último, mas não menos importante, receba-o de braço abertos. As expressões faciais transmitem o que sentimos, e, por consequência, se o funcionário for recebido com um sorriso no rosto, automaticamente ficará mais descontraído!

Essas são as nossas 4 dicas para fazer com que um novo funcionário sinta-se bem-vindo! Adote-as e lembre-se de que um funcionário feliz é um funcionário produtivo!

Se você gostou deste post, também pode gostar deste:

Decoração de Escritórios em 4 passos