Como é que as cores podem influenciar as vendas?

É fundamental entendermos o significado das cores, tendo em conta que estas podem afetar diretamente o nosso humor, e podem inclusive influenciar de forma positiva ou negativa o comportamento dos consumidores.

Assim sendo, se além de gerar vendas, também deseja fidelizar os seus clientes, lembre-se que as cores são uma ferramenta de marketing poderosa para o seu negócio!

Não podemos deixar de ter em consideração que as pessoas são influenciadas pelas cores de maneiras diferentes – fatores como o género, a idade, a nacionalidade e até mesmo as tendências do momento são relevantes e podem ter impacto na hora de escolher a cor ideal.

Quer saber quais são as cores certas para o seu negócio? Então vamos, lá!

 

Azul

De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Utrecht , o azul é a cor de eleição dos Países Baixos, independentemente das diferenças culturais. Mas no Brasil, a tendência não é muito diferente! Para nós esta cor transmite um sentimento de paz, calma e serenidade.

Se vender produtos de limpeza ou de tecnologia, esta é a cor ideal para o seu negócio!

 

 

Verde

A cor da Natureza, da paciência e da serenidade. Num artigo, Satyendra Singh, fala do impacto das cores no marketing e explica que o verde influencia o lado positivo do sistema nervoso, ativando as boas energias dos consumidores.

Se a sua empresa estiver relacionada com produtos naturais ou biológicos, não deixe de usar esta cor nas suas tags e adesivos.

 

 

Vermelho

É uma das cores mais utilizadas e tem um impacto tremendo na publicidade – quer online, quer offline.

Sabia que o vermelho tem tendência para aumentar o apetite e a pressão arterial? Negócios de fast-food, casinos e discotecas, apostam com frequência nesta cor. Além disso, importa relembrar que está associada ao amor e à paixão. No Ocidente temos tendência para achar que o vermelho é sinónimo de perigo e, na Cultura Asiática, esta cor simboliza a alegria.

Independentemente do seu negócio, poderá sempre recorrer ao vermelho: saiba utilizá-lo nas horas certas e chame a atenção dos seus clientes.

 

Branco

Associamos o branco a um sentimento de paz, simplicidade, honestidade, e, de limpeza. É por essa razão que esta cor está tão associada a produtos que remetam para elementos como a água e a saúde – tanto pode ser utilizada para vender produtos de limpeza, como também pode ser utilizada para fazer a divulgação de consultórios médicos e hospitais.

 

Rosa

Desde os anos 40 que esta cor está fortemente associada à mulher. Além de refletir inocência, bondade e simpatia, esta cor representa a feminilidade. Por essa razão ela está intimamente relacionada com produtos femininos! Normalmente as organizações associadas às mulheres também recorrem a esta cor quando utilizam materiais impressos como panfletos, cartazes, e outros materiais de divulgação.

Sendo assim, se as mulheres forem o seu público-alvo, não hesite em utilizar esta cor!

 

 

Preto

O preto sempre esteve associado à elegância e à sofisticação. Hoje em dia, poderá reparar que muitas apps e produtos de tecnologia utilizam esta cor de forma a transmitirem uma sensação de exclusividade e de luxo.

Também poderá recorrer ao preto para ações específicas: na 360imprimir, por exemplo, o preto está associado a Cartões de Visita Premium.

 

 

Amarelo

O amarelo é a cor do sol, do calor e do ouro. Sabia que nos últimos anos, o amarelo se tornou uma das cores de eleição para a compra de carros esportivos de luxo?

Como pode utilizar esta cor para vender mais? Simples! Utilize-a juntamente com o vermelho na hora de anunciar promoções – com certeza conseguirá chamar a atenção dos seus consumidores!

 

 

Abóbora

Dizem que esta cor ajuda a despertar as pessoas mais tímidas, justamente por ser uma cor que está associada à felicidade. Ela representa emoção, entusiasmo, energia e esta fortemente associada aos alimentos, principalmente aos que contêm vitamina C. Se tiver um restaurante que ofereça rodízio, não utilize esta cor! De acordo com um artigo publicado por Herman Cerrato o abóbora dá fome!

 

 

Roxo

Esta cor transmite lealdade e remete para a magia e a fantasia. Em países como a China e a França é muito utilizada em embalagens. No Brasil, esta fortemente associada a sabonetes e perfumes que cheirem a lavanda.

 

 

Cinza/Café

Normalmente, associamos estas cores à masculinidade. Elas são muito utilizadas em anúncios de vestuário e perfumes exclusivos para homens. Além disso, é uma cor que funciona extremamente bem em restaurantes, cafés, barbearias, e em lojas de luxo. Se achar que são cores demasiado tristes, tente utilizá-las juntamente com o azul ou o rosa. Verá que o resultado será muito positivo!

 

 

 

Se o seu objetivo for aumentar as suas vendas, usar as cores certas pode fazer toda a diferença!

Recapitulando, as cores são uma ferramenta de marketing extremamente importante no que diz respeito a fidelizar os clientes e aumentar as vendas, afinal de contas, independentemente do sucesso da marca, ninguém vai comprar um produto se não gostar da cor!

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