Como Fazer Convite de Casamento

A escolha do Convite de Casamento é uma decisão muito importante e deve ser tomada levando em consideração inúmeros detalhes, já que o convite representa o primeiro contato dos convidados com a cerimônia, tão aguardada pelos noivos!

 

Como Fazer Convite de Casamento

 

O casamento é um dia muito aguardado e todos os preparativos que envolvem a cerimônia são envoltos em muitas dúvidas. A começar pelo convite: Qual modelo de convite de casamento usar: clássico, tradicional ou moderno? O nome do noivo deve ser colocado à direita ou à esquerda? Qual fonte usar? Devo incluir uma frase no convite de casamento?

A 360imprimir disponibiliza em seu site diversos modelos prontos que já seguem todos os padrões, mas reunimos algumas dicas úteis de como fazer convite de casamento ideal!

 

Qual o nome deve aparecer primeiro, o da noiva ou o do noivo?

 

O casamento é uma comemoração bastante tradicional. Antigamente os pais da noiva eram os responsáveis pela parte financeira da cerimônia, por isso, a posição correta para o nome da noiva no convite é à esquerda, aparecendo antes do nome do noivo. É também por esse motivo que o nome dos pais da noiva deve aparecer à esquerda, geralmente abaixo do nome da noiva.

Caso os noivos sejam responsáveis pela parte financeira do casamento, os nomes deles devem aparecer em cima dos nomes dos pais. Em alguns casos, os noivos optam por não colocar o nome dos pais – esta escolha é totalmente pessoal e varia para cada casal.

 

Como escrever o nome dos convidados corretamente?

 

Primeiro, é necessário definir os membros da família que serão convidados. Quando toda a família é convidada, no convite deve aparecer apenas o nome do homem e a referência “e Família”, por exemplo: “Joaquim Ramos e Família”. Se apenas o casal for convidado, o correto é usar: “Joaquim Ramos e Sra.”. Caso queira convidar um casal de amigos que não são casados, o melhor é optar por convites individuais com o nome de cada um.

 

Com quanto tempo de antecedência se deve entregar os convites?

 

Em geral, o convite de casamento deve ser entregue com uma antecedência mínima de três meses, para que os convidados tenham tempo de se programar para a cerimônia. Esta é apenas uma sugestão, pois alguns fatores devem ser considerados. Por exemplo, se os convidados residem numa cidade diferente do local da cerimônia, se o evento acontecerá ao fim de semana ou se será necessário que os convidados marquem o dia de férias no seu local de trabalho, se for um destination wedding, entre outros.

 

 

Save The Date: é ou não necessário?

 

Se ainda não escolheu o modelo do convite de casamento ou se considerar que ainda não é o momento de entregar os convites, mas pretende que os convidados reservem a data na sua agenda, pode sempre enviar, antes dos convites, o save the date. Trata-se de uma espécie de cartão postal, que tem como objetivo avisar os convidados que o evento ocorrerá naquela data e cidade, garantindo que eles se programem e estejam disponíveis. O Save the Date é imprescindível para destination weddings ou para casais com familiares e amigos que moram fora da cidade onde o casamento irá acontecer, já que nestes casos o planejamento tem que ser feito com maior antecedência.

 

Como calcular a quantidade necessária de convites?

 

De forma a evitar desperdício, o ideal é calcular o número de convites a encomendar com base no número de convidados para a cerimônia. É importante não se esquecer dos imprevistos, como por exemplo, os convidados de última hora. Assim, encomende sempre alguns convites a mais, que podem servir tanto para imprevistos como para guardar de recordação desta data tão especial!

 

Esta fórmula consiste em dividir o número total de convidados por 2 (já que o normal é enviar um convite para cada 2 pessoas) e acrescentar uma porcentagem para ter convites para os convidados que possam surgir de última hora.

 

Quanto vou gastar em convites?

 

Por norma, os preços dos convites são calculados por unidade e, dependendo do número de convites, o valor final pode variar. Se optar por encomendar os seus convites de casamento na 360imprimir, o valor apresentado na calculadora do orçamento online é atualizado em função das características que escolhe para os seus convites, bem como da quantidade que pretende encomendar. Assim, consegue logo ver o valor final da encomenda, ajudando-o a se manter dentro do orçamento.

 

Modelo de Convite de Casamento

 

O convite de casamento deve refletir o estilo da cerimônia, bem como a personalidade dos noivos. Escolher um convite que combine com a celebração é uma tarefa difícil, mas de extrema importância, já que o convite é o primeiro contato que os convidados terão com a festa.

Existem alguns modelos de convite de casamento que são populares e se enquadram com a maioria das cerimônias:

 

Convite de Casamento Tradicional

 

Uma cerimônia tradicional deve ter um convite clássico, com cores sóbrias e elegantes. Geralmente o convite de casamento tradicional é feito em papel branco com o texto em preto, azul marinho ou cinza. Possui pouca ou nenhuma imagem, no máximo um brasão ou uma borda com elementos clássicos.  Como não segue tendências, este modelo de convite é sempre atual e o mais popular entre a maioria dos noivos.

 

Convite de Casamento Moderno

 

Uma cerimônia arrojada, que não segue os padrões tradicionais, deve ter um convite de casamento moderno. Este modelo de convite combina muito bem com casamentos originais, como os casamentos temáticos ou os destination weddings. Neste caso vale incluir elementos que remetam ao tema do evento: as cores do convite podem ser as mesmas cores das flores da decoração, desenhos de mar caso o casamento seja na praia etc.  É uma maneira de surpreender os convidados e dar um preview de como será a festa.

 

 

Convite de Casamento Rústico

 

O convite de casamento rústico combina na perfeição com cerimônias realizadas ao ar livre, com um ambiente aconchegante e intimista. Aqui, a dica é personalizar o convite com algum projecto DIY fácil e rápido, para dar um toque pessoal e diferente. Pode-se incluir laços feitos de fios rústicos, folhas e flores, botões… A imaginação é o limite!

 

 

Frases Para Convite de Casamento

 

Para deixar o convite de casamento ainda mais pessoal, muitos noivos optam por incluir uma frase. Trechos de músicas, frases de filmes, diálogos de livros, frases religiosas, citações… Esta sentença deve ser pequena, colocada no início do convite com uma fonte diferente, para se destacar.

Reunimos alguns exemplos de frases que podem servir de inspiração:

  • “A maior coisa que você aprenderá é amar e ser amado.” – Moulin Rouge
  • “A vida não é a quantidade de vezes que você respira, e sim, os momentos que te deixam sem ar.” – filme Hitch
  • “O amor é apenas uma palavra,até que alguém chega para lhe dar sentido.”– Paulo Coelho
  • “Sempre teu, sempre minha, sempre nosso.” – Sex and the City
  • “O amor não vê com os olhos, mas sim com a alma”- William Shakespeare
  • “Nunca esqueça que a força mais poderosa na Terra é o amor.” –Nelson Mandela
  • “Nem mesmo o céu, nem as estrelas, nem mesmo o mar e o infinito, não é maior que o meu amor nem mais bonito.” – Roberto Carlos

 

Estas são só algumas sugestões de frases para convite de casamento, mas lembre-se que o mais importante é que a citação escolhida faça sentido e tenha um grande significado para os noivos!

 

Tipos de Fonte para Convites de Casamento

 

Para escolher o tipo de fonte, é importante levar em consideração o modelo do convite e estilo da cerimônia, para que a combinação seja perfeita. Convites de casamento rústicos combinam bem com tipos de letra mais clássicos, como o Broadway que remete para os anúncios franceses dos anos 20. Já os convites mais modernos devem ter um tipo de letra mais ousado, como por exemplo, o Palatino Linotype. Um convite de casamento tradicional pode ser feito com uma fonte cursiva, como a French Script.

 

 

Informações que devem ser incluídas no Convite de Casamento

 

  • Quando são os pais do noivo a convidar, o nome deles deve ser inserido antes do nome dos noivos.
  • O local da cerimônia, bem como a data e o horário devem constar no convite de forma clara, para que não ocorram dúvidas.
  • Se houver festa após a cerimônia, o local da recepção também deverá ser indicado no convite.
  • O endereço dos pais ou dos noivos (caso já morem juntos) deve constar no convite.
  • Caso os noivos tenham optado por criar um site para a ocasião, o endereço deste site deve ser incluído no convite.
  • Um telefone, e-mail ou site deve ser incluído para que os convidados possam confirmar sua presença, assim como a data limite do RSVP.
  • O Dress Code deve ser incluído para que os convidados saibam qual roupa usar na ocasião.

 

Como vimos, fazer um convite de casamento não é tão difícil assim! Lembre-se de sempre colocar as informações essenciais sobre o evento e seguir o estilo da cerimônia para surpreender seus convidados.

Para facilitar ainda mais, pode escolher um dos modelos prontos disponíveis no site da  360imprimir, editar os dados do casamento e imprimir com a melhor qualidade do mercado. Se já tiver um design próprio, também pode solicitar a impressão na nossa gráfica online!

O que achou do artigo? Tem alguma dica que incluiria? Deixe nos comentários!

 

 

 

 

Este Post foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta