A importância do Marketing Pessoal

Marketing Pessoal: você sabe que é importante, mas sabe o que é e com o fazer? Assim como o marketing de produtos e serviços, o marketing pessoal é uma ferramenta de vendas, onde o produto é você!

O Marketing pessoal é importante para agregar valor à sua imagem e assim conseguir maior sucesso profissional, conquistando seu espaço no mercado de trabalho e se tornando uma referência na sua área de atuação.

Está pronto para aprender como vender melhor suas qualidades?

O que é Marketing Pessoal?

 

Todos os dias, no mercado de trabalho, temos que vender nossa imagem nas mais diversas situações: conseguir um novo emprego, conquistar uma promoção, aumentar sua rede de contatos, vender nossos produtos…

 

Portanto, o Marketing Pessoal deve ser visto como um conjunto de fatores:

– Marca – nome e sobrenome;

– Identidade Visual – aspectos físicos, como roupas e modo de se portar;

– Slogan – habilidades e pontos fortes.

 

O conjunto destes fatores forma o produto final que queremos vender e é aí que entra o Marketing Pessoal – uma estratégia de venda da sua própria imagem, para atribuir valor à sua pessoa, fazendo com que você seja sempre lembrado de maneira positiva.

 

 

Marketing Pessoal: Linguagem Verbal

 

Tudo o que falamos ou escrevemos é muito importante para o marketing pessoal. A linguagem verbal é a que temos maior consciência e devemos ter cuidado ao usá-la. As palavras têm grande importância na comunicação interpessoal e podem ser decisivas na hora de fechar um negócio ou conseguir aquela tão sonhada promoção.

 

Atualmente, a internet faz parte das nossas vidas, e por isso não devemos esquecer de manter uma posição profissional também nas redes sociais, mesmo que estas sejam pessoais. Muitas empresas, antes de contratar um profissional, entram em seu perfil de Facebook, Twitter ou Instagram para saber um pouco mais sobre o candidato e as publicações que lá estão podem ser decisivas para avançar com ou não com a contratação. Assim, seja responsável nas suas publicações, evitando expor opiniões polêmicas ou muito da sua vida pessoal, para não ser julgado precipitadamente ou incorretamente.

 

 

Marketing Pessoal: Linguagem não verbal

 

Sabia que apenas 7% da nossa comunicação é feita através das palavras? Esta é a regra 7-38-55, criada pelo psicólogo Albert Mehrabian, que diz que a comunicação consiste em 55% do que passamos através da linguagem corporal e 38% do tom de voz.

 

  • Linguagem Corporal

Gestos e posturas dizem muito sobre nós! Por exemplo: braços cruzados passam a mensagem de que estamos fechados ao assunto, então melhor evitá-los em uma entrevista de emprego. Pernas cruzadas de maneira displicente podem demonstrar desinteresse ou desleixo, enquanto olhar diretamente nos olhos do seu interlocutor demonstra interesse no que ele está falando.

 

 

 

 

  • Expressões Faciais

A sua expressão natural pode tanto reforçar o que você está dizendo, como contrariar suas palavras! Portanto esteja atento: sorria de maneira sincera e natural, evite franzir os olhos ou a testa… Lembre-se que o seu rosto deve sempre condizer com o que você está falando!

 

  • Aparência Física

Aqui o importante não é ser o mais bonito do escritório, mas sim demonstrar que você se importa com a sua imagem perante os outros. Cabelo e barba bem cuidados, aparência limpa, roupas que condizem com o ambiente… Tudo isso faz parte do marketing pessoal! Lembre-se sempre da máxima: “Vista-se para a vida que você quer, não para a que você tem”. Por exemplo: se é estagiário e almeja o cargo de gerente, vista-se mais parecido com o gerente atual, não com seus colegas diretos. Assim estará mostrando a todos quais são as suas ambições!

 

Como fazer Marketing Pessoal

 

Agora que já sabe o que é e quais são as componentes do marketing pessoal, pode seguir estas dicas para melhorar sua imagem:

 

– Seja gentil e simpático com outras pessoas – elas se lembrarão de como as tratou e isso pode ser decisivo no futuro.

– Invista em cursos e workshops – aprendizado e reciclagem dos conhecimentos são de extrema importância para a sua carreira.

– Participe de palestras e eventos do seu setor – além do aprendizado, poderá conhecer novas pessoas.

– Não descuide da aparência – vista-se conforme o ambiente e tenha sempre uma aparência bem cuidada.

– Seja coerente: divulgue sempre a mesma mensagem em todos os canais, reforçando suas características e qualidades.

– Trabalhe seu networking – em palestras e eventos do setor, aproveite para estabelecer contato com pessoas relevantes do seu setor e assim divulgar a sua imagem na área. Um Cartão de Visita de qualidade é essencial para isso!

 

 

 

Tem alguma outra dica de como fazer Marketing Pessoal? Deixe nos comentários!

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