Gestão e Negócios

Como funcionam as Eleições no Brasil

As Eleições 2018 estão chegando e é hora de começar a preparação da Campanha Eleitoral, para que não falhe nada na hora de sair à rua. Antes tudo, para entender como montar uma boa campanha Eleitoral, é importante saber como funcionam as Eleições no Brasil e quais as regras específicas que você deve cumprir.

Para conhecer quais os melhores materiais para apoiar sua Campanha Eleitoral e algumas dicas de como você pode usá-los para fazer a diferença, continue lendo este artigo.

Materiais: Ideias para Campanha Eleitoral

Saber como funcionam as eleições no Brasil, ajuda a transmitir corretamente sua mensagem pelo maior número de pessoas. Na procura de eleitores é importante que você divulgue suas propostas, para chegar a mais pessoas que se identifiquem com seus ideais e se interessem em apoiar sua candidatura.

Escolher os materiais certos para divulgar informação é fundamental para uma Campanha Eleitoral, uma vez que os candidatos não dispõem de muito tempo para fazer propaganda. Veja alguns exemplos de matérias mais usados:

Santinho e Mala Direta

Santinho e Mala Direta são tipos de flyer específicos para Campanha Eleitoral, que disponibilizam bastante espaço para colocar informação, o que permite transmitir propostas e mostrar as vantagens na eleição do candidato.

Opte por colocar na primeira face a informação sobre o candidato- como nome, partido e o slogan da Campanha Eleitoral – deixando em destaque uma fotografia, para se tornar um rosto conhecido entre os eleitores e facilitar a identificação de quem está representando a campanha. Nas outras faces dos folders você pode colocar todas as informações relativas apoiantes do partido e apresentar suas propostas eleitorais.

Como funcionam as eleições no Brasil

Colinha Política, Cartões de Visita e Adesivos

Estes materiais de Eleições de pequeno formato são muito usados para apresentar o candidato, transmitindo uma imagem profissional. Ofereça adesivos a seus eleitores para que eles se identifiquem como apoiantes de sua campanha e

São materiais que não contém muita informação escrita e que devem focar na imagem do candidato. Inclua uma fotografia, o nome e frase da campanha.

Cartões de visita

Adesivos de para-choque e Adesivos de vidro traseiro

Os materiais de Campanha Política para carros são muito usados devido a sua grande visibilidade.  Os Adesivos de para-choque e vidro traseiro podem ser de diversos tamanhos e formatos, produzidos com material vinílico.

Este tipo de comunicação serve também como forma de apelo ao voto e deve conter pouco texto, que seja legível a alguns metros de distância. Insira uma fotografia do candidato, nome e slogan da campanha.

Como funcionam as eleições no Brasil

Como funcionam as eleições no Brasil: Regras para Campanha Eleitoral

 Como é habitual as Campanhas Eleitorais apresentam regras definidas pelo Tribunal Superior Eleitoral.  Estas regras estão relacionadas com a distribuição de materiais nas ruas, tipos de materiais a serem usados e informações impressas nos materiais. Veja algumas das regras que você deve cumprir para as Eleições 2018:

  1. Os materiais gráficos de campanha eleitoral podem ser distribuídos até às 22h do dia anterior ao da realização das Eleições 2018;
  2. Os materiais devem incluir número de tiragem, o CNPJ da gráfica de impressão e o nome do solicitante;
  3. A responsabilidade pela edição do material impresso será do partido, coligação ou candidato contratante dos serviços; a propaganda política mediante outdoors é proibida.
  4. Os adesivos devem ter dimensão máxima de 50 (cinquenta) centímetros por 40 (quarenta) centímetros;
  5. A propaganda por parte de particulares deve ser feita de forma espontânea, sem que haja benefício monetário.
  6. As propagandas para eleição majoritária devem informar todos os partidos que compõem a coligação e devem apresentar os nomes dos candidatos a vice no tamanho mínimo de 30% do nome do titular.
  7. É proibido colocar cavaletes ou pendurar placas e faixas em espaços públicos.
  8. É proibido distribuir camisetas, chaveiros, bonés, canetas, cestas básicas ou qualquer outro material que possa ser caracterizado como uma vantagem ao eleitor.

Fatores de sucesso de uma campanha eleitoral

  • Seja criativo: Tenha um bom mote de campanha e faça uma propaganda bem estruturada, a criatividade é o que fará você se diferenciar dos outros candidatos.
  • Faça uma boa divulgação de seus projetos: Informar os eleitores de seus objetivos para esta Eleição é o que os levará a apoiar você. Escolher os materiais certos é fundamental para esta divulgação.
  • Siga as regras para Campanha Eleitoral: garanta que sua campanha corre sem problemas e cumpra as regras definidas para evitar sansões.

Agora que você já compreende como funcionam as Eleições no Brasil, prepare e organize sua campanha antecipadamente. Siga nossas orientações e saia na frente!