Como Montar um Cardápio

Se tem um restaurante, café ou bar, com certeza já se perguntou sobre como montar um cardápio. Sabendo que o cardápio do restaurante representa, muitas das vezes, o primeiro contato dos potenciais consumidores com seu estabelecimento, a decisão sobre o tipo de informação que se deve incluir, o design do menu, as cores, entre outras é muito importante.

Um bom cardápio pode ser decisivo no sucesso do seu estabelecimento. Aprenda a criar cardápio para o seu restaurante, confira alguns exemplos de cardápios para restaurantes e inspire-se!

 

Como fazer Cardápio

 

O cardápio é um elemento fundamental do seu restaurante, por isso, é necessário dedicar tempo e ser cuidadoso na sua elaboração. Antes de começar a criar seu cardápio, leve em consideração alguns aspectos importantes, tais como: pratos e bebidas que pretende incluir no menu, a ordem dos elementos, o tipo de letra, as cores, entre outros. Lembre-se, também, que pode ter vários tipos de menu para o restaurante: menu padrão, menu para alguns dias da semana ou almoço, menu de bebidas, menu de vinho…

Confira as nossas dicas de como montar um cardápio para o seu estabelecimento e atraia ainda mais clientes!

 

 

Defina o público-alvo que pretende alcançar

 

Esta é uma decisão muito importante, pois a partir dela poderá decidir sobre vários elementos do menu, como o design e informações inseridas no material. Se tiver, por exemplo, alguma oferta especial para crianças, considere criar um cardápio especial para elas, com os pratos, bebidas e design adequados ao seu gosto.

 

Apresente as informações com clareza

 

Os pratos e bebidas que estão no cardápio devem ter o preço definido e contar com uma descrição completa dos seus ingredientes. Refira, também, os alergênicos que possam conter em alguns alimentos.

 

Escolha uma boa estrutura de informação

 

Uma boa forma de estruturar a informação que o cardápio  terá é agrupar os elementos por grupo:

  1. No primeiro grupo adicione alimentos que estimulem o apetite dos seus clientes, como as entradas, petiscos e sopas.
  2. No segundo grupo inclua pratos e alimentos leves, como saladas e sanduíches.
  3. Em terceiro lugar, adicione os pratos principais. Se houver muitos pratos, pode dividi-los em subgrupos, como por exemplo: Carne, Peixe e Massas.
  4. No quarto grupo adicione as bebidas. Se seu estabelecimento tiver uma grande variedade de bebidas, vale criar um cardápio de vinhos, drinks, sucos etc.
  5. Por fim, adicione as sobremesas oferecidas.

Esta estrutura é a mais indicada e a mais usada, pois acompanha o cliente durante todo o tempo dentro do estabelecimento: desde sua escolha pelas entradas e bebidas, até a sobremesa e o café.

 

 

Esclareça se algum serviço tem horário específico

 

Caso o seu restaurante sirva café da manhã, mas apenas até uma determinada hora, uma boa ideia é criar um menu específico para este momento. Se seu estabelecimento tem promoções em determinados horários, deixe esta informação clara no menu!

 

Inclua informações relevantes do seu restaurante

 

Ao fazer o cardápio para seu restaurante, inclua todos os elementos e informações que ajudem o cliente a lembrar do local, tais como: nome do restaurante, logotipo, endereço, número de telefone, site e claro,  as redes sociais em que está presente. Pode ainda incluir a hashtag usada pelo seu restaurante para incentivar os clientes a compartilhar sua experiência! Se o estabelecimento oferecer Wi-Fi gratuito para os clientes, informe isto no cardápio: basta incluir o nome da rede e a senha.

 

Mantenha o cardápio do restaurante atualizado

 

A medida que o negócio vai avançando, é normal que o mix de produtos sofra algumas alterações. Preços, pratos e bebidas devem estar sempre atualizados, para que seus clientes não tenham dúvidas.

 

Como Montar um Cardápio

 

A estética é muito importante, principalmente em um negócio ligado à alimentação. Por isso, depois que definir quais informações quer colocar no menu, é hora de fazer o design do cardápio!

Um ponto importante na hora de criar cardápio é manter a harmonia com a decoração do ambiente: se o local é tradicional, não faça um cardápio moderno; se for um restaurante de luxo, invista em cores sofisticadas…

Não use letras muito pequenas ou cores muito próximas para que a leitura não fique prejudicada. Se quiser, pode incluir fotos dos itens do menu para ilustrar o cardápio e deixá-lo mais rico em informações.

 

 

Modelo de Cardápio

 

Ao fazer cardápios para o seu restaurante, além levar em consideração todos os aspectos que foram abordados neste artigo, seja bastante criativo! Crie um menu que se destaque e que chame logo a atenção dos seus clientes.

Neste artigo temos alguns modelos de cardápios para te inspirar, mas pode seguir outras sugestões também:

 

  • Se tem um restaurante típico de alguma cozinha, inclua elementos do país de inspiração no cardápio. Bandeiras, personagens e cores dão um toque diferente ao seu menu!
  • Use cores que tenham a ver com os alimentos servidos no estabelecimento: vermelho para carnes, verde para saladas, tons pasteis para sorveterias…
  • Inclua informações que são relevantes para o seu público e seu produto: em um restaurante mexicano, diga quais pratos são mais picantes; em um estabelecimento especializado em pratos light, inclua as calorias de cada refeição.
  • Para se diferenciar, pode dar nomes criativos aos pratos e bebidas do menu, mas não se esqueça de especificar como é o prato.

 

 

Se quer fazer cardápio de maneira rápida e prática, a 360imprimir oferece diversos modelos de cardápio prontos, com preços acessíveis. Escolha o que mais se adequa ao seu estabelecimento, edita as informações necessárias e faz o seu pedido, simples e fácil!

Agora que já sabe como montar um cardápio, não se esqueça: o menu é só uma parte da estratégia do seu restaurante – pode ainda investir em outros produtos de marketing como Jogo Americano, Toalhas de Mesa e Porta Copos.

 

Gostou das nossas dicas? Tem alguma dúvida ou sugestão? Deixe-nos um comentário!

Este Post foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta