Marketing

5 Dados que precisa saber sobre o Comportamento do Consumidor

Em um mercado cada vez mais competitivo, conhecer o comportamento do consumidor é imprescindível para garantir que seu negócio tenha sucesso. Saber dados básicos como sexo e faixa etária, quais são seus hábitos de consumo e até seus gostos pessoais podem influenciar e muito o relacionamento dele com a sua marca.

No artigo de hoje, selecionamos 5 dados que precisa saber sobre seu consumidor para que possa alavancar suas vendas e fidelizar seus clientes.

 

Comportamento do Consumidor

 

Quanto mais informações tiver sobre seu cliente, mais oportunidades de negócio irá descobrir! Assim, não deixe de fazer estas perguntas para seu consumidor:

 

  1. Dados de Perfil

 

Vamos começar pelo básico: Qual a faixa etária do seu cliente? Onde mora? É casado? Tem filhos? Estas são perguntas simples, mas que podem render boas ideias para seu negócio. Por exemplo, se muitos dos seus consumidores moram ou trabalham em uma determinada região, talvez seja uma boa ideia abrir uma filial da sua empresa por lá!

 

Comportamento do Consumidor

 

  1. Consumo

 

Além dos dados gerais, é importante também ter alguns dados de consumo do seu cliente. Quantas vezes ele compra? Com qual finalidade? Tem algum produto ou serviço favorito? Sente falta de algum produto? Compra pela internet? Prefere pagar com cartão de crédito ou boleto? Estas questões te ajudarão a entender o processo de decisão de compra e assim descobrir novas oportunidades de negócio!

 

  1. Comportamento do Consumidor

 

O que ele gosta? O que ele faz? Qual seu hobby? Que lugares frequenta? Estas perguntas podem te ajudar a entender melhor quais são os gostos pessoais do seu consumidor, o que ele faz nas horas vagas, que lugares frequenta… Tudo isto pode te ajudar a aumentar a presença da sua marca na vida do consumidor, criando oportunidades de consumo em momentos diversos.

 

Compra pela internet

 

  1. Poder de Compra

 

Não adianta você oferecer um serviço ótimo, mas com um preço muito alto para seu público-alvo. O contrário também pode não funcionar: consumidores tendem a desconfiar de produtos muito bons com preços muito baixos. O ideal é saber quanto seu cliente está disposto a pagar por determinado produto, assim poderá alinhar expectativas e vender ainda mais.

 

  1. Satisfação do Cliente

 

Por fim, mas não menos importante, terá que saber se o seu consumidor está satisfeito com o seu produto ou serviço. Entender o motivo dele continuar ou não comprando do seu negócio é essencial para ajustar e melhorar seus serviços conforme as expectativas do seu consumidor.

 

fidelizar seus clientes.

 

Pesquisa de Mercado

 

Para responder à todas estas questões, fazer uma pesquisa de mercado é a solução ideal. Não pense que isto é muito complicado e caro, hoje em dia existem muitas maneiras de fazer pesquisas rápidas e sem custo. Neste sentido, a internet te ajuda muito: pode criar um formulário online e pedir para seus consumidores responderem. Sites como Survey Monkey e Survio podem te ajudar nesta empreitada.

Se preferir um material físico, pode imprimir pequenos questionários no formato de Flyer para seu consumidor responder enquanto ainda estiver dentro do estabelecimento.

Online ou físico, não crie um formulário muito extenso ou com perguntas muito difíceis ou que exijam respostas extensas. Múltipla escolha é a melhor opção!

Pode ainda oferecer um prêmio para incentivar às pessoas a participarem da pesquisa: sorteio de um vale compras, desconto em determinado produto, um brinde…

 

hábitos de consumo

 

Depois de fazer a pesquisa de mercado, a parte mais importante: analisar os dados. Procure por informações que possam ajudar seu negócio: o que seus clientes têm em comum entre si, produto que mais compram, etc. Com estes dados poderá identificar oportunidades de negócios e alavancar suas vendas!

 

Agora que já sabe como entender o comportamento do consumidor, mãos à obra. Depois nos diga como os resultados da pesquisa ajudaram a sua empresa!

One comment

  1. solicito orçamento para ímãs de geladeira com imagem de arquivo 250 de duas imagens enviadas por mim, tamanho padrão (2 imagens, sem retoque ou edição)

    + ex-libris padrão, em duas cores, quantidade 250; aguardo orçamento para enviar imagens

    + 250 ex-libris com imagem enviada por mim, obrigada, Thelma DF

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