Design

Dicas de impressão para evitar erros

São muitos os problemas que os profissionais de uma gráfica detectam quando recebem imagens para imprimir. Baixa resolução, fundos, falta de leitura, cores erradas… No artigo de hoje reunimos diversas dicas de impressão para evitar erros. Assim, quando enviar um arquivo para a gráfica, terá uma maior segurança de que o material impresso sairá conforme suas expectativas. Seguindo estas dicas de impressão, não terá surpresas na hora que ver o material pronto, além de poupar com a revisão profissional!

Dicas de Impressão

  • Margens

Todos os documentos enviados para impressão devem ter uma margem extra, chamada de Bleed ou Sangria. Esta área funciona como uma área de segurança que busca evitar bordas brancas devido a variações milimétricas do corte ou a um deslocamento do registro ao imprimir em ambos os lados. Os elementos de sangria são objetos ou imagens que se avançam para fora da linha de corte, para evitar bordas brancas no trabalho final.

Antes de enviar o documento para imprimir, certifique-se de colocar esta área extra, para garantir que o material impresso tenha a qualidade desejada.

  • Legibilidade

Outro grande problema que costuma acontecer é a falta de legibilidade, com imagens borradas ou pixeladas e fotografia de produtos ruins, que não condizem com a realidade. Isso acontece pois a imagem enviada está em baixa resolução.

A resolução é a quantidade de informação que uma imagem tem e, consequentemente, sua qualidade: quanto mais resolução, maior a qualidade.

resolução das imagens

Como saber qual resolução usar?

Antes de criar a imagem, é importante definir onde e como esta imagem será usada. Com esta informação, poderá escolher qual a resolução mais adequada. A resolução pode ser alterada depois que você criar a imagem, no entanto, este processo pode diminuir a qualidade.

Para que você está criando sua imagem?

Para imprimir materiais de pequenas dimensões: Flyers, Cartões de Visita, Folders e outros materiais pequenos devem ser criados com a resolução de 300 pixels / inch.

Para imprimir em grande formato: utilize 150 pixels / inch para imprimir produtos como Roll-ups, Expositores, Banners etc. Esta qualidade menor justifica-se pelo fato que grandes formatos são vistos à distância e consequentemente, a qualidade não é tão importante. Além disso, trabalhar numa resolução menor permite que o processo seja mais rápido, além de gerar um arquivo mais leve.

dicas de impressão

Cores para Impressão

Outro problema muito comum na impressão é a cor incorreta. Embora já exista um artigo sobre as cores na impressão, faremos um breve resumo. É possível usar dois modos de cores, dependendo do uso final da imagem.

CMYK

É a abreviatura de Ciano, Magenta, Amarelo e Preto, as 4 cores que são usadas em uma impressora para imprimir qualquer documento. Portanto, se você for criar um documento para enviar para uma gráfica, deverá usar modo de cor CMYK.

RGB

As letras representam Vermelho, Verde e Azul (em inglês), as três cores que compõem toda a gama cromática que você vê na sua tela. Então, se for criar uma imagem para ser usada online (Facebook, Twitter, web, blog, documento PDF, email etc), deverá usar o modo de cores RGB. Se você vai imprimir em uma loja de cópias ou em uma loja de impressão, também é o modo de cor recomendado.cores para impressão

Outros erros que podem acontecer:

  • Orientação errada: a imagem é enviada verticalmente, por exemplo, quando é para ser impressa em um cartão de visita horizontal. Certifique-se antes de enviar o design, de adaptar e gravar a imagem na posição correta. Se for imprimir na frente e no verso, coloque as duas imagens com a mesma orientação, caso contrário o produto sairá com uma orientação diferente em cada lado!
  • Elementos sobrepostos: quando você termina o projeto, você deve ter cuidado para que nenhum elemento da arte criada seja sobreposto, às vezes não é visto! Portanto, tenha a certeza de que você não tem imagens atrás dos outros, e que não há elementos muito próximos que possam ser sobrepostos.
  • Imagem menor em relação às margens de segurança: quando você cria o documento no seu computador, tem que se certificar de que a imagem vai além das margens de segurança, garantindo que o produto final seja cortado no local certo.
  • Elementos sobrepostos: quando você finaliza o projeto, deve ter cuidado para que nenhum elemento da arte esteja em cima ou muito próximo a outro elemento, pois isso pode causar erros na impressão. de outro.

Depois de todas essas dicas de impressão, já pode encomendar seus produtos com a certeza que sairão do jeito que você quer. Aproveite e confira também essas dicas sobre como criar Artes Gráficas de forma super simples!

Se você tiver outras dúvidas, nos escreva para blog@360imprimir.com!