Marketing

Diferença entre Logotipo e Marca: Tudo o que você precisa saber

No mundo dos negócios, a imagem que você transmite de sua empresa e as cores que usa para os eventos em que está presente são de extrema importância. Por isso, vamos mostrar a você qual a diferença entre logotipo e marca, para que você possa criar, melhorar ou renovar a imagem de sua empresa já neste Verão!

É muito comum pensar que os termos “logotipo” e “marca”são a mesma coisa e, por isso, estas palavras acabam por ser usadas como sinônimos. No entanto, é importante entender que apesar de se relacionarem bastante, a diferença entre logotipo e marca é significativa.

O que é um logotipo?

Um logotipo ou logo é uma imagem, símbolo ou desenho que representa e identifica uma marca, o que não significa que o logo seja a marca da empresa. A maioria das empresas usa seu logo em páginas Web, redes sociais ou em materiais impressos, como: folhetos, cartões de visita, cartazes, entre outros.

 Na prática, o logo é o símbolo gráfico que identifica sua empresa ou um produto específico. O logo é o elemento mais importante para destacar sua marca de todos os designs impressionantes que tentam captar a atenção do público diariamente.

Qual o significado de Marca?

 A marca é um conjunto de variáveis que permitem identificar a empresa – nome, termo, desenho ou características que a representam e distinguem da concorrência. Em outras palavras, a marca é também aquilo que seus clientes experimentam quando entram em contato com seu produto ou serviço.

diferença entre logotipo e marca

A marca pode também ser definida por uma combinação de atributos tangíveis ou intangíveis, que podem variar do nome até à publicidade realizada. Se você fizer uma boa implementação de sua marca, conseguirá motivar os clientes a preferir seus produtos aos da concorrência.

Para implementar sua marca com sucesso, você deve considerar os seguintes elementos:

  • Tenha um propósito. Por exemplo, um dos propósitos da Apple é: “Criar produtos com a melhor qualidade e deixar um mundo melhor do que aquele que encontramos”;
  • Conheça bem os produtos ou serviços que tem para oferecer;
  • Saiba quais são os objetivos e valores da marca;
  • Saiba exatamente quem é seu cliente ideal.

cartões de visita

Resumindo, podemos dizer que a marca é a forma sensorial e visual como os clientes vão perceber sua empresa.

Qual a Diferença entre Logotipo e Marca

Agora que você sabe qual a diferença entre logotipo e marca, pode começar a criar ou renovar sua imagem. Em seguida, damos a você algumas dicas para implementar a sua marca e logotipo:

  • Use um design atraente, relacionado com sua marca – uma boa opção pode ser imprimir adesivos, um produto mais descontraído e original.
  • Se você vai participar de um evento, seja uma feira inauguração, prepare-se com brindes de escritório (canetas, blocos, etc), ou se lifestyle (bolsas, óculos, chapéus, etc) dependendo de seu público.
  • Faça uma promoção diferente e com um mote mais descontraído, para motivar seus clientes a comprar. Uma boa opção é oferecer Cartões de Fidelidade como recompensa por terem escolhido sua empresa.

Cartazes publicitarios

Por fim, estando claro qual a diferença entre logotipo e marca, você não pode perder a oportunidade de fazer algo diferente e captar mais clientes. Estamos torcendo para que tudo dê certo!