Marketing

Estratégia de Marketing para o Sucesso

Não existe uma fórmula certa nem magia para ter certeza do que funcionará ou não em termos de estratégia de marketing para 2018. No entanto, podemos dar algumas dicas antecipando o que tem mais chance de ser bem sucedido durante o novo ano.

O primeiro passo a dar é baseado na chave para o sucesso de qualquer negócio: observe seus consumidores. Se você observar como eles estão mudando seu comportamento de compra, isso mudará seu planejamento estratégico de forma rápida e constante. Os vários canais, o marketing de conteúdo e, acima de tudo, a personalização, são algumas das chaves da evolução do mercado e do Marketing Digital.

Conteúdo Multimídia

Os protagonistas de qualquer comunicação e marketing este ano serão os conteúdos multimídia!

A grande capacidade que vídeos e imagens apelativas têm de criar engajamento nos usuários é incrível, criando maior eficácia do que no formato de texto. E você sabe por que isso acontece? Porque o cérebro humano pode processar essa informação de forma mais ágil e, em menos tempo, receberá mais informações e estímulos, ao mesmo tempo que ganhará nossos sentimentos.

Dentro das estratégias visuais, use imagens ilustrativas, peças gráficas e vídeos! Não se esqueça de que eles são muito fáceis de implementar, não o deixem para trás.

Aposte em vídeos (curtos)

Em um mundo dominado por telefones celulares (que falaremos mais adiante), o vídeo é um dos formatos que mais interessam e atraem os consumidores. As estratégias de marketing para 2018 investirão muito neste tipo de conteúdo. Em 2017, 90% de todo conteúdo compartilhado por um usuário em redes sociais estava em formato de vídeo.

Mas há uma mudança para este novo ano: os vídeos devem ser curtos e devem chamar a atenção do consumidor nos primeiros 3 segundos. Portanto, não faça vídeos longos, faça vídeos que também possam ser vistos sem som e use-os em suas redes sociais!

Marketing Digital

Estratégia de Marketing Digital – Mobile

Como dissemos antes, qualquer estratégia de marketing para 2018 irá girar em torno do celular. Para o Google, “Mobile First”, para o usuário, “Mobile on-the-go”, ou seja, chegar a qualquer hora e lugar, diretamente nas mãos dos consumidores.

Descobrimos que as tecnologias inovadoras avançam mais rapidamente do que imaginávamos, e que as aplicações móveis tornam possível a informação ao usuário de forma inteligente, rápida, mas, acima de tudo, intuitiva. É por isso que a cultura está cada vez mais focada em viver conectado a um telefone, e com a capacidade de realizar qualquer gerenciamento ou tarefa com poucos toques na tela.

Com isso, é óbvio que o uso do celular terá um grande impacto na decisão de compra do consumidor. Ele fornece muitas informações sobre seu produto ou serviço através de uma pequena busca na internet: é possível até ver opiniões de outros consumidores. Assim, é importante investir numa versão mobile do seu site e quem sabe até criar um aplicativo para ajudar seus clientes.

Estratégia de Marketing

Marketing de Conteúdo

Cada vez mais, os consumidores irão valorizar conteúdos de qualidade e que sejam relevantes para ele como pessoa, assim é imprescindível inserir marketing de conteúdo no plano de marketing da sua empresa.

Mas afinal, o que é marketing de conteúdo? Muito resumidamente, é todo conteúdo de qualidade feito para informar ou entreter o cliente, auxiliando a fidelizá-lo e cativá-lo, gerando ainda mais vendas e reforçando o brand-awareness.

Inteligência Artificial no Plano de Marketing

Não há empresa que não tenha usado mensagens automáticas! A implementação de estratégias de automação de marketing e chatbots tem sido uma das novidades nos últimos meses, e será essencial para 2018. Os consumidores querem atenção imediata, por isso a inteligência artificial será fundamental em qualquer comunicação comercial, seja pré ou pós-venda. Personalize as mensagens e consiga dar atenção imediata ao seu consumidor, sem ficar 100% do tempo online.

planejamento estratégico

Planejamento Estratégico com foco em SEO

O SEO vai se tornar cada vez mais importante, por isso é fundamental que você foque nele sempre que pensar em qualquer estratégia para seu negócio. Você deve otimizar todos os formatos pensando em SEO: vídeo, imagens, redes sociais, áudio… Aposte e invente em SEO antes de criar novos conteúdos, você irá garantir suas vendas e possibilidades de conversão.

Conteúdo Multimídia

É importante que você tenha sua Estratégia de Marketing bem definida para o ano e que tenha uma agenda previamente planejada. Mas, como ressaltamos antes, o nosso mundo e as tecnologias mudam à velocidade da luz, portanto, acima de tudo, esteja atento aos seus consumidores. Os consumidores marcam a linha de avanço e as empresas se adaptam.