Gestão e Negócios Marketing

Ferramentas Google: Promova seu negócio online gratuitamente

Sabia que o Google registra mais de 100 bilhões de visitas por mês? Este é o maior motor de pesquisa e um dos maiores aliados das empresas no online. Por isso, as ferramentas Google são tão importantes para ajudar a promover seu negócio online gratuitamente.

Conheça estas ferramentas, essenciais ao marketing digital, neste artigo.

Google My Business

Esta é uma ferramenta Google básica para qualquer empresa. É especialmente importante para negócios pequenos e locais, porque coloca a empresa no Google Maps – usado como GPS por muitas pessoas.

ferramentas do google

Imagine que um potencial cliente procura por seu serviço (de forma genérica) no Google e está geograficamente muito próximo de seu negócio. O Google vai apresentá-lo nos primeiros resultados de pesquisa, através do Google My Business, a este potencial cliente. Completamente gratuito e muito eficaz. Nesta ferramenta você pode incluir horários de funcionamento, localização exata e contatos.

Google Trends

O Google Trends é uma importante ferramenta de marketing digital e de conteúdo. Tal como o nome indica, neste instrumento encontra tendências, as palavras-chave mais pesquisadas no Google em determinada data. Ao pesquisar por termos relacionados com seu negócio, você verá se as pesquisas têm aumentado ou diminuído.

dicas de marketing digital

Por outro lado, aqui você pode encontrar ideias para adaptar o conteúdo que disponibiliza no website de seu negócio, através do volume das palavras-chave.

É também crucial para comparar o sucesso das palavras, de acordo com as tendências. Por exemplo: carro ou automóvel? Escolher as palavras certas é o primeiro passo para o sucesso com a Otimização para os Motores de Pesquisa (SEO).

Planejador de Palavras-Chave do Google

Algo semelhante à ferramenta anterior, esta é inteiramente dedicada ao volume das pesquisas por palavras-chave. Apesar de ser gratuita, está integrada no Google Ads – plataforma de anúncios. De qualquer forma, você pode usufruir da informação gratuitamente e ficar com uma ideia de como anunciar no Google, se quiser, mais tarde, investir nessa solução.

Google Analytics

O que é o Google Analytics? É o melhor amigo de qualquer website. É nesta plataforma que você encontra todas as métricas relativas a seu website: origem, quantidade e duração de acessos, toda a informação relativa aos visitantes e respectivo comportamento dentro do website.

No fundo, o Google Analytics permite que você tire conclusões sobre o funcionamento de seu website e que tipo de performance está tendo na concretização dos objetivos de seu negócio online. Apesar de ser bastante intuitiva, você pode encontrar online vários vídeos tutoriais de como usar o Google Analytics.

YouTube

O YouTube pertence à empresa Google e é um importante aliado do motor de pesquisa. Ele próprio é um motor de pesquisa – o segundo maior do mundo, a seguir ao Google.

ferramentas de marketing

Conteúdos em vídeo são muito importantes para os negócios online, porque são mais apelativos, mais esclarecedores (porque usam som, imagem e texto), de fácil consumo e bastante compartilháveis.

Muitas vezes os primeiros resultados de pesquisa no Google são conteúdos publicados no YouTube. Esta pode ser uma estratégia interessante para divulgar sua empresa no Google.

Google Mobile- Friendly Test

Você sabia que 60% das pesquisas feitas no Google são realizadas através de dispositivos móveis? É imprescindível que seu website esteja preparado para esta realidade. O design responsive é um dos parâmetros mais valorizados, para aparecer nos primeiros resultados.

Por isso, o Google Mobile-Friendly Test ajuda você a ver se seu website é ou não compatível com dispositivos móveis. Se falhar no teste, faça, imediatamente, as mudanças necessárias. Quem sai ganhando é seu website!

Google Chrome

Você está se perguntando como o browser pode ajudar a promover seu negócio online? É simples: através das extensões nele instaladas. Por exemplo, a SEO & Website Analysis permite que você obtenha instantaneamente um relatório sobre o desempenho SEO de seu website.

E esta técnica é aplicada não só a seu website como aos da concorrência – o que permite que você tenha uma noção mais clara do mercado e perceber em que pontos pode e deve melhorar.

Agora que você conhece as ferramentas Google gratuitas disponíveis para promover seu negócio online, explore todas as potencialidades deste gigante. Conheça também outras ferramentas de marketing digital para o seu negócio.