Guia completo sobre cartaz

Cartaz, todos nós já vimos bastantes! Uns muito bons, outros muito ruins e outros mais ou menos. Mas o que os distingue? O que faz de alguns cartazes melhores ou piores que outros?

Fico contente por ter perguntado! Até porque, se está pensando em fazer cartazes, a resposta a esta e a outras perguntas podem ajudar bastante. Por isso, tentei adivinhar algumas das suas dúvidas…veja se acertei!

 

O que é e para que serve?

 

O cartaz é um impresso que permite comunicar com um elevado número de pessoas ao mesmo tempo, transmitindo uma mensagem de forma rápida e prática. Para que assim seja, deve ser afixado em locais públicos e, como se trata de um produto de marketing direto, esses espaços devem ser frequentados por pessoas que possam estar interessadas na informação.

A grande vantagem deste impresso é ser imediato:

 

 

cartaz_processo-_br

 

 

Parece simples?

E realmente é! O difícil é suscitar o interesse de quem passa.

Pois é… realmente é muito ruim! Para que isto não aconteça, é preciso ter cartazes que se destaquem de forma positiva, porque não adianta chamar a atenção e não transmitir a informação.

Veja algumas dicas!

 

 

Como fazer um cartaz que chame a atenção?

 

Quanto menos disser, melhor! Correção: quanto menos texto utilizar, melhor! O grande segredo para ter um cartaz de sucesso é apostar numa boa imagem.

Para entender melhor, pense num artigo de uma revista ou jornal. Você repara primeiro na imagem ou no texto? Pois é, todos nós fazemos o mesmo porque, para o cérebro, é muito mais fácil processar imagens.

Mas vamos por partes…

 

Texto

 

O objetivo é captar a atenção das pessoas, e muitas letras juntas não são uma boa ideia! Coloque apenas as informações essenciais, que variam em função da ação que quer divulgar: se estiver promovendo o seu novo negócio, é válido citar o nome da empresa, o endereço, o que comercializa e os contatos; mas se, por exemplo, os cartazes forem sobre eventos, deve incluir a data, o horário, o local, a principal atração e, quando for necessário, o preço. Estes são apenas dois exemplos porque, na realidade, existem uma imensidão de motivos para usar este tipo de marketing.

Seja qual for o propósito dos seus cartazes, o importante é lembrar o seguinte: tem que dar às pessoas as informações necessárias para que possam saber mais, mas não deve exagerar na escrita!

 

Imagens

 

O poder visual é tão forte que, por vezes, a imagem quase ganha vida e chama as pessoas. Esse é o truque para fazer cartazes atrativos e, por isso, é muito importante escolher a imagem certa. Sempre que possível seja original – e esta dica que estou te dando tem dois sentidos:

  • Seja original e opte por usar uma ilustração própria, ou seja, que foi desenvolvida para a ação que está promovendo. Desta forma, evita que outras pessoas ou empresas utilizem a mesma imagem e não corre riscos de que esteja associada a outro conceito ou marca;
  • O outro sentido, é a originalidade enquanto algo diferenciador, não deixando ninguém indiferente aos seus cartazes.

Mas atenção! Deve utilizar no máximo duas imagens porque desta forma irá evitar “poluição” na mensagem que se pretende transmitir.

 

 

Bons cartazes x Maus cartazes

 

 

BOM_vs_MAU
Apostar numa boa imagem e escrever apenas as informações necessárias são aspectos fundamentais para obter cartazes de sucesso.

 

 

Tipos de cartazes e exemplos

 

Cartazes publicitários ou comerciais

Promovem uma ação que pode trazer bons resultados a uma empresa. Estão muito associados a produtos ou serviços de atividades lucrativas, cujo objetivo principal é divulgar.

 

Cartazes culturais

Anunciam eventos que interessam ao público devido a motivos profissionais ou de lazer. Por exemplo, exposições de arte, espetáculos, shows, filmes, concentrações, entre tantos outros.

Cartazes informativos ou educativos

Possibilitam comunicar informações que têm por base a aprendizagem. São muito utilizados nas escolas porque permitem transmitir conhecimentos de forma criativa.

 

Cartazes sociais

Destinam-se a corrigir falhas do comportamento cívico da sociedade e alertam para causas sociais. No fundo, o grande objetivo destes cartazes é denunciar questões que afetam a vida das pessoas.

 

Cartazes políticos

Destacam ideais políticos, mensagens sobre determinado assunto que tenha impacto na política ou podem apenas remeter para um partido – com o objetivo de divulgar a identidade dos seus membros ou reforçar a sua credibilidade.

Este Post foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...