Marketing

Identidade visual: o que é e como criar para sua empresa

Se você é um empreendedor, é imprescindível saber mais sobre identidade visual da empresa. Muita gente pensa que a imagem do negócio se resume ao logotipo, mas isso não está correto. A identidade visual da empresa envolve muito mais do que isso: desde a decoração do estabelecimento até a presença online, passando pelos materiais impressos, claro.

No artigo de hoje iremos nos aprofundar nesta área essencial para construir a imagem da sua marca: você saberá o que é identidade visual, qual sua importância e como criar uma para sua empresa. Aproveita e confira também a diferença entre logotipo e marca!

O que é Identidade Visual

A Identidade Visual da empresa é, basicamente, o conjunto de elementos que a representa visualmente de forma organizada e padronizada. São, além do logotipo, as cores, fontes, grafismos, símbolos e outros componentes gráficos usados para representar a marca em todas as situações.

Identidade visual

A Identidade Visual de uma empresa deve ser usada em todos os locais possíveis, para que a marca seja facilmente reconhecida pelo consumidor. Deve ser aplicada no estabelecimento comercial, através da decoração, nos materiais impressos, como flyers e cartões de visita, na correspondência enviada para clientes e parceiros e, claro, online, no site, blog e redes sociais. Isso significa que sempre que a marca aparecer, ela irá aparecer de determinada maneira, com as mesmas cores, letras e grafismos.

A importância da Identidade Visual

Essa uniformização da comunicação é importante para fixar a marca na cabeça do consumidor e torná-la facilmente reconhecível. A Identidade visual funciona como a personalidade da marca, tornando-a única e diferenciando-a da concorrência.

Pense na Coca-Cola: o logotipo, as cores e até mesmo o formato da garrafa são facilmente reconhecidos em todo o mundo, mesmo quando usados separadamente. Isto é um excelente exemplo de como criar uma identidade visual efetiva.

o que é identidade visual

Como criar uma Identidade Visual

Criar o branding da sua marca é um processo longo e trabalhoso, mas imprescindível para o sucesso a longo prazo do seu negócio. Uma marca forte e bem posicionada faz a empresa se destacar dos concorrentes!

O primeiro passo para criar identidade visual da empresa de maneira efetiva é fazer um briefing completo, com todas as informações relevantes. Nele devem constar a história da empresa, valores, missão, objetivos e, principalmente, o público-alvo. Conhecer seu consumidor é de extrema importância para criar um branding eficaz para seu negócio!

identidade visual da empresa

Com o briefing em mãos, está na hora de criar efetivamente sua marca: decida a forma, cor e conteúdo. Aqui que será decidido o logotipo, o slogan, os grafismos, fontes e tudo mais que será usado na comunicação do negócio. Estes itens combinados entre si terão como objetivo comunicar os fundamentos, visão e experiência que a marca oferece.

Para finalizar, é necessário criar um manual de identidade visual para sua marca, que vai funcionar como um guia de como a marca deverá ser usada, nas mais diversas situações. Este manual deverá conter informações sobre a tipografia, cores (com especificações CYMK, RGB e Pantone), opções do logotipo colorido e em uma única cor, aplicação do logotipo em diversos materiais e também exemplos de como o logotipo não deve ser usado. O manual de identidade visual deverá ser consultado sempre que for criada uma peça de comunicação nova, seja ela uma nova loja, um cartão de visita ou um brinde promocional, garantindo a identidade de marca em todos os locais.

como criar uma identidade visual

Se tem outras dicas sobre Identidade Visual, envie-nos um e-mail para blog@360imprimir.com!