Como aumentar as vendas no Dia das Mães

O dia das Mães está quase chegando e, como todas as datas comemorativas, o segundo domingo de maio também não deve passar despercebido. No Brasil, esta é a segunda melhor data no comércio – a primeira é imbatível, já que se trata do Natal!

 

Você tem uma grande empresa, um comércio tradicional ou trabalha em casa?

 

Para todas as situações existem uma melhor forma de trabalhar e, para saber quais são os que se adequam ao seu caso, é muito simples: identifique os meios que tem à sua disposição, conheça os seus produtos ou serviços como ninguém e perceba como pode torná-los atrativos e adequados para o Dia das Mães.

 

Existem algumas ações que podem ser feitas antes desta data. Aliás, esta é primeira dica:

 

1. Não deixe tudo para a última

 

As campanhas de marketing têm uma estrutura com base em três etapas:

 

  • Planejar – Momento em que são definidos os objetivos e as ações para alcançá-los. Nesse momento devem definir-se também os produtos ou serviços necessários para a sua realização.
  • Implementar – Execução das ações definidas no planejamento.
  • Avaliar – Etapa em que se analisam os resultados obtidos com a campanha, para poder melhorar em ações futuras.

 

Como se pode ver, o planejamento é essencial – e planejar implica em definir alguns parâmetros com antecedência.

Além disso, é muito importante que divulgue a sua ação promocional e, para que o público se possa familiarizar com a sua proposta, não convém fazê-lo muito próximo da data em questão.

Mesmo que não realize campanhas de marketing, não deixe de definir os seus objetivos e de estabelecer métodos para alcançá-los. Por isso, antecipe as ocasiões e não perca clientes para a concorrência. Prepara-se a tempo de ser o escolhido do público porque, caso contrário, não vão lembrar-se da sua marca e isso significa menos vendas.

 

2. Defina o que vai fazer

 

Atualmente, e dada a crise econômica que se instaurou, muitos gerentes fazem campanhas de marketing que incluem grandes descontos, por vezes até 70%. No entanto, existem outras alternativas para vender mais, sem ter que recorrer a uma redução de preços exaustiva – podem realizar-se promoções de menor valor e compensar de outras formas.

 

Todos os negócios podem ser adaptados a dias festivos, basta que tenha originalidade. Para comprovar que a criatividade é determinante, selecionamos três áreas de negócio que ilustramos com algumas sugestões.

 

Restaurante

 

Opte por criar um menu especial para as refeições do Dia das Mães. Uma outra sugestão que permite que você se destaque da concorrência é utilizar toalhas de mesa ou jogos americanos personalizados para o seu restaurante e, se possível, com um design adaptado a este dia.

 

 

Um menu especial e um ambiente adequado à data fazem toda a diferença para os clientes.
Um menu especial e um ambiente adequado à data fazem toda a diferença para os clientes.

 

 

Cabeleireiro

 

Pode criar uma promoção para mães e filhos. Além de receber, no mínimo, mais dois clientes no seu estabelecimento, pode ainda fidelizá-los para as próximas vezes. Para isso, não se esqueça de ter disponíveis os cartões fidelidade do cabeleireiro.

 

 

Ofereça um incentivo aos seus clientes, para irem ao seu salão de cabeleireiro.
Ofereça um incentivo aos seus clientes, para irem ao seu salão de cabeleireiro.

 

 

Loja de roupa

 

Opte por criar uma ação promocional, oferecendo motivos aos clientes para irem à sua loja. Se preferir não colocar desconto imediato, ofereça o valor em conta cliente! Quando fizer o embrulho, não se esqueça de colocar uma etiqueta ou adesivo referente ao Dia das Mães!

 

 

Opte por descontos que impliquem que o cliente a volte à sua loja.
Opte por descontos que impliquem que o cliente a volte à sua loja.

 

 

DICA: É muito importante que faça uma lista de todos os produtos que precisa comprar. Só depois de selecionar os mais importantes, deve encomendar – assim evita gastos desnecessários.

 

3. Divulgue as ações que vai realizar

Muitas vezes a palavra “promover” remete a “investir muito dinheiro” – o que não é verdade!

 

Divulgar o seu negócio ou as suas campanhas de marketing pode ser colocar cartazes que revelem os seus produtos ou serviços para o Dia das Mães. Na 360imprimir, você pode comprar cartazes a partir de 60 centavos a unidade! Afixe estes impressos no seu estabelecimento ou no espaço de um amigo ou de um familiar e promova-se a baixo custo.

Além de preparar os seus clientes com antecedência, aproveite esta data para atrair novos clientes. Para isso, e mantendo a opção de ter um nível de investimento muito baixo, distribua flyers com as mesmas informações dos cartazes. Opte por entregá-los na rua, a pessoas que têm o perfil que procura – retire cerca de 30 minutos do seu expediente ou do horário dos seus colaboradores e invista neste tipo de promoção. Opte pelas imediações do seu estabelecimento e, se puder, escolha um momento do dia em que exista movimento nesse local.

 

Estas são algumas ideias para divulgar as ações que está preparando para o Dia das Mães, mas podem adequar-se a outras datas comemorativas.

 

Lembre-se: ter produtos ou serviços de excelente qualidade ou adequados a um acontecimento não é suficiente; é muito importante que as pessoas saibam dos programas ou campanhas de marketing que está preparando, porque se não souberem não vão escolher a sua marca!

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