Marketing de Relacionamento: como utilizá-lo a seu favor

Vivemos numa época em que a oferta é maior do que a procura. O mercado está saturado de empresas que oferecem o mesmo tipo de produtos e serviços – o que coloca o cliente numa situação de incerteza em relação à escolha da marca que realmente responderá às suas necessidades de consumo. Embora o fator “preço” possa influenciar na tomada de decisão, muitas vezes, o serviço acaba por não corresponder as espectativas do cliente – afinal de contas, quem nunca ouviu a máxima: “o barato sai caro.” Mais do que o preço, hoje em dia, existe algo muito mais importante para convencer os consumidores de que o seu serviço é o ideal: o marketing.

O que é Marketing?

Se tem uma empresa, tem que investir em Marketing: o retorno obtido é tão elevado que esta é uma ferramenta imprescindível para qualquer negócio!

Marketing é uma ferramenta utilizada pelas empresas, que procura criar elos de ligação com os clientes e potenciais clientes, de forma a aumentar as vendas e como consequência, o lucro. Esta é uma área muito vasta, até porque, cada vez mais, surgem derivações de Marketing: por exemplo o Marketing de Produto, o Marketing Digital, o Marketing Direto – que inclui os produtos impressos – e, entre outras derivações, o Marketing de Relacionamento. É precisamente esta última tipologia de marketing que vamos explorar neste artigo. Ficou curioso? Então continue lendo para saber mais sobre este tema.

 

O que é Marketing de Relacionamento?

O marketing de relacionamento passa por desenvolver ações com o intuito de gerar laços com o cliente. Desta forma, os próprios clientes acabam por se tronar embaixadores da marca, divulgando-a, apoiando-a e mantendo-se fiéis a ela. Criar uma relação com um cliente é muito mais importante do que gerar vendas imediatas – já que o envolvimento emocional com a marca pode multiplicar os resultados a longo prazo.

 

 

Mas o que fazer para tirar o máximo proveito do Marketing de Relacionamento?

 

 

  1. Valorize o departamento de atendimento ao cliente

Este é um dos departamentos mais importantes da sua empresa, visto que tem contato direto com as reclamações dos clientes e, por isso, existe uma maior perceção sobre os níveis de satisfação alcançados. Sendo assim, o departamento de customer care deve estar familiarizado com a cultura e os planos de marketing da empresa. Desta forma, os seus funcionários poderão oferecer um tratamento especializado para os seus clientes.

Além de registrar o feedback e as ideias que o departamento de apoio ao cliente facultam, crie uma opção que permita que os consumidores apresentem reclamações e sugestões – esse feedback é importante para que a sua empresa possa evoluir. Acima de tudo, seja gentil! Trate cada um dos seus clientes como se fosse o seu único cliente. Estas pequenas ações fazem toda a diferença em relação à mensagem que transmite!

 

 

  1. Conheça o seu cliente

Faça um estudo do histórico de compras dos seus clientes e junte os resultados obtidos na ficha pessoal do cliente. Depois delimite vários tipos de perfis e atribua um perfil a cada cliente. Desta forma, poderá desenvolver ações direcionadas exclusivamente para cada audiência – por exemplo, através do envio de newsletters com produtos e promoções que vão de encontro às preferências que foram determinadas anteriormente.

 

 

  1. Crie um programa de fidelidade

Agora que já conhece bem os seus clientes, desenvolva um programa de fidelidade que seja cativante para eles. Pode criar um sistema que funcione através da acumulação de pontos, ou seja, quando o cliente atingir determinado número de pontos, poderá trocá-los por um produto ou serviço. Isto é apenas uma sugestão, existem diversas outras ações que poderá criar. O importante é desenvolver uma estratégia regrada que realmente funcione. Uma outra sugestão é recorrer ao cartão de fidelização – desta forma pode disponibilizar os seus contatos e, em simultâneo, controlar a atribuição da oferta.

 

 

  1. Aposte nas suas Redes Sociais

As redes sociais são a melhor forma de estar próximo dos seus consumidores. Além de poder produzir conteúdo interessante e direcionado para o seu público-alvo, poderá ainda chamar a atenção para uma campanha ou promoção que esteja decorrendo na sua empresa. Aproveite as suas redes sociais para humanizar a sua marca com conteúdos diversificados, e que transmitam a personalidade da sua empresa. Por exemplo, já experimentou postar citações, imagens de festas e eventos corporativos, ou fotografias de trabalhos realizados pela sua empresa? Pense nisso, este são apenas alguns exemplos de como poderá envolver os seus clientes com a sua marca!

 

Lembre-se que o marketing de relacionamento consiste em estar constantemente em contato com os seus clientes, apoiando-os e dando-lhes importância de diversas formas. Assim conseguirá conquistá-los mas, mais do que isso, manter uma relação saudável e duradoura com eles!

 

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