Marketing

O que é Marketing Direto e como pode ajudar seu negócio

O Marketing Direto não é uma novidade. Porém, esta técnica tem sido continuamente renovada e, por isso mesmo, mantém sua relevância e eficácia. Com tantas evoluções, às vezes o conceito pode se tornar um pouco confuso. Portanto, em primeiro lugar, vamos esclarecer o que é marketing direto.

Marketing Direto – Definição

Em um passado não muito distante, todas as estratégias de marketing direto passavam pela venda direta de algum produto ou serviço. Ou seja, eram basicamente os direct mails, as vendas por catálogo, os anúncios de vendas da televisão.

Com o passar do tempo, o modo de olhar para estas estratégias mudou radicalmente. Assim, a própria definição de marketing direto também foi alterada. Hoje, além de vender, a ideia é também a de criar uma relação com o consumidor.

Esta nova forma de olhar para as estratégias fez com que novos nomes surgissem. O Marketing relacional, sobre o qual já falamos anteriormente, o marketing one-to-one e até mesmo o famoso CRM são todos variações que surgem a partir do marketing direto.

Resumindo, hoje entendemos como marketing direto toda a comunicação que fala direta e individualmente com cada cliente. Ou, pelo menos, é esta a experiência sentida por quem recebe a mensagem.

o que é marketing direto

Marketing Direto – Exemplos

Há várias técnicas que podem ser usadas nas estratégias de marketing direto. Alguns dos principais tipos de marketing direto são estes que deixamos aqui como exemplo:

●      Programas de fidelidade:

A ideia de um programa de fidelidade é criar motivos para que um cliente volte a comprar em seu negócio. Os exemplos mais visíveis são os das empresas de combustíveis com seus cartões para acumular pontos. Mas também os supermercados que permitem acumular descontos.  Sem nunca nos esquecermos das companhias aéreas com suas milhas.

Parece complicado? Mas não é. Você já deve ter recebido, por exemplo, cartões de restaurantes que, no final de 10 carimbos, oferecem uma refeição grátis. Pois é, este é um exemplo simples e barato de programa de fidelidade. Na 360imprimir você pode encontrar alguns bons modelos destes cartões de fidelidade.

●      E-mail e correio:

Os e-mails são uma forma muito eficaz de manter contato com sua base de clientes. Porém, uma correspondência em papel, bem elaborada, pode surpreender e gerar bons resultados.

Presentes de aniversário, como um voucher de desconto, por exemplo, são sempre bem-vindos e eficazes. Um brinde inesperado, recebido em casa, terá para o cliente um valor percebido incrivelmente superior ao de seu custo real.

●      Catálogos:

Você já recebeu alguma vez, na caixa do correio, um catálogo de uma grande marca de roupa ou de móveis? Pois é, estas grandes empresas não oferecem este material apenas por simpatia.

A verdade é que, por mais que os anos passem, os catálogos nunca perdem a relevância. São uma boa forma de mostrar novos produtos, suas caraterísticas e de demonstrar exemplos de seu uso.

Caso não tenha tantos produtos que justifiquem um catálogo, não se preocupe. Há formas de, também, despertar o interesse e de manter a marca viva nos corações e mentes de seus clientes. Por exemplo, você pode resumir sua apresentação a um Folder 2 Dobras.

●      Telemarketing:

Sim, o telemarketing pode ser invasivo e inconveniente quando malfeito. Por outro lado, também poderá ser bastante eficaz com a estratégia certa. Mesmo que a intenção seja a de vender, faça de modo que a pessoa sinta que tem ali uma vantagem. Simpatia, descontos, brindes e exclusividades são sempre irresistíveis.

Uma vez que todo mundo gosta de exclusividade, experimente oferecer um presente a seus clientes contatados pelo telemarketing. Você vai ver como a atitude vai mudar do outro lado da linha. Se precisar de ideias de presente pode consultar várias opções de brindes.

Como o Marketing Direto pode ajudar seu negócio

 

De acordo com os tipos de marketing direto da lista, fica fácil perceber a utilidade do Marketing Direto para você, não é verdade? A angariação de novos clientes, a manutenção dos clientes atuais e até mesmo o aumento de notoriedade de sua empresa ou marca pode ser alcançado com estas técnicas.

E uma vez que toda a técnica passa pela relação direta com os clientes, não se esqueça do básico: ter sempre com você flyers e cartões de visita é a certeza de que nenhuma oportunidade jamais será desperdiçada. E se você ainda tem dúvidas sobre a relevância que o cartão de visita ainda tem, pode ler nosso artigo sobre o tema.

Agora que você já sabe o que é marketing direto, preparado para uma proximidade maior com seus clientes? Nós sim, por isso, quando precisar de apoio, já sabe que pode contar sempre com a 360imprimir. Bons negócios!