O consumidor mudou: a influência da tecnologia nos novos hábitos de consumo

Com a chegada da internet os hábitos de consumo dos clientes mudaram radicalmente. Hoje em dia, ao contrário do que acontecia no passado, os consumidores têm a possibilidade de pesquisar, comparar preços e escolher os produtos ou serviços que pretendem adquirir sem sequer saírem de casa. Por sua vez, as marcas têm agora a oportunidade de adaptarem-se a esta nova realidade. Além da tradicional loja física, podem ainda expor e vender os seus produtos online.

 

Resolvemos escrever este artigo, pois achamos extremamente importante que os comerciantes tenham conhecimento das mudanças que têm vindo a ocorrer, para que consigam adaptar-se a elas. Além de falarmos dos novos hábitos de consumo dos clientes, vamos também indicar o que você deve fazer para conseguir acompanhá-los nesta nova Era Digital.

 

1. Aposte nas Redes Sociais

 

A GlobalWebInex realizou um estudo com mais de 170.000 participantes, e concluiu que 28% do tempo em que estamos online é passado em plataformas de redes sociais.

 

Isso quer dizer que, além de passarmos cada vez mais horas do nosso dia online, dedicamos grande parte dessas horas ao Facebook, Instagram, Twitter, e outras redes sociais.

 

Assim sendo, não deixe de utilizar estas plataformas para dar a conhecer os seus produtos e serviços, e para promover o seu negócio! Mantenha os seus seguidores sempre a par dos novos lançamentos, abertura de novas lojas e, é claro, sobre promoções e queimas de stock.

 

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2. Responda a Críticas Online

Quando receber uma crítica negativa online, nunca a delete – isso poderá gerar falta de credibilidade e de profissionalismo da sua parte e, além disso, poderá originar ainda mais comentários negativos, afetando a sua reputação. Ao invés disso, procure responder às críticas o quanto antes e de forma educada. Ademais, mesmo após ter resolvido a situação, ofereça algo ao seu cliente de forma a apaziguar a situação.

 

 

3. Fique no Top of Mind

Ao contrário da geração anterior, a nova geração intitulada de “Millennials” (categorizada por aqueles que nasceram entre os anos de 1980 e o inicio dos anos 2000), não se deixam conquistar por anúncios publicitários. De acordo com um estudo realizado, na hora de pensar em comprar um novo produto ou serviço, esta geração prefere acreditar na opinião dos seus amigos e conhecidos, e em sites com testemunhos fidedignos, ao invés da propaganda gerada pelas próprias marcas.

 

Sendo assim, trabalhe a notoriedade da sua marca. Certifique-se de que está presente no dia-a-dia dos seus clientes, seja online – através das redes sociais e em blogs com um bom engajamento – ou offline – distribuindo cartões de visita e apostando em produtos de grande formato, como placas de publicidade.

 

Desta forma, a seu negócio ficará no top of mind dos seus clientes e isso fará com que o público tenha interesse em experimentar os seus produtos, o que por sua vez fará com que mais pessoas os recomendem.

 

 

4. Seja User Friendly

Como já referimos anteriormente, hoje em dia os consumidores têm a tendência de fazer as suas compras online. Sendo assim, deve estar preparado para expor e vender os seus produtos em qualquer tipo de dispositivo móvel, seja através do laptop, tablet ou por telefone. É extremamente importante que mantenha o seu site sempre otimizado e user friendly – ou seja, intuitivo e de fácil acesso e manuseamento.

 

 

 

5. Estabeleça uma Conexão

Com a chegada da internet a concorrência passou de ser local para ser mundial. Hoje em dia o consumidor consegue comprar produtos provenientes de qualquer parte do mundo, e isso poderá afetar a sua marca drasticamente.

 

De forma a conseguir manter a lealdade dos seus clientes e potenciais clientes, torna-se necessário criar um elo de ligação entre a sua marca e os seus consumidores. Isso pode ser feito através do Inbound Marketing, ou por outras palavras, marketing de permissão.

 

O objetivo do Inbound Marketing é criar conteúdo de valor que interesse verdadeiramente ao seu cliente. Desta forma ele acabará por encontrar a sua empresa online quando estiver procurando informações sobre determinado assunto, produto ou serviço. Para isso, é importante criar conteúdos relacionados com a sua indústria e com os produtos e serviços que oferece. Como fazer isso? Através de blog posts, e-books, white papers, webminars e, claro, através das redes sociais.

 

 

Não existe dúvida de que as novas tecnologias vieram alterar os hábitos de consumo dos compradores, mas também trouxeram novas oportunidades para as marcas consigam se destacar de formas diferentes e originais. Aproveite a chegada da era digital e encontre novas maneiras de divulgar o seu negócio!

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