Materiais impressos

O que é Flyer: Definição e usos para sua empresa

Já há muito tempo que ouvimos este termo, mas você sabe o que é Flyer?  Normalmente, o associamos com publicidade que nos é entregue na rua, seja restaurantes, bares, clubes, supermercados… Será só isso?

O Flyer é um folheto de tamanho pequeno e é usado para comunicar informações publicitárias sobre produtos ou serviços de uma empresa.

No entanto, quando uma pessoa pergunta “o que é um Flyer?” geralmente a resposta vem associada à divulgação de festas e baladas. No entanto, suas origens são completamente diferentes.

Origem do Flyer

 

O que significa Flyer? A tradução literal da palavra em inglês significa “voar” e o verbo virou nome do produto pois os primeiros folhetos publicitários foram lançados a partir de aviões durante a Segunda Guerra Mundial. Neste momento, a impressão em larga escala foi impulsionada pelo desenvolvimento tecnológico. Os anos passaram e os flyers evoluíram muito, principalmente em termos de design, material e criatividade. Atualmente, é um dos materiais publicitários mais usados nas estratégias de marketing da empresa graças ao seu baixo custo e à oportunidade de entrar em contato diretamente com o consumidor. 

o que significa flyer

Quando utilizar Flyers?

 

Os Flyers são normalmente utilizados por empresas para apresentar informações, ideias, promoções, ofertas especiais, eventos em destaque, notícias, produtos ou serviços. Alguns exemplos de flyer muito utilizados são: festas, eventos, datas comemorativas etc.

São classificados como uma forma de propaganda maciça que pode ser usada de diferentes maneiras: distribuir nas ruas próximas ao estabelecimento, enviar pelo correio, colocar perto do caixa de pagamento… Além de comunicar e divulgar informações, eles também reforçam a marca ou imagem comercial.

Flyers publicitários

Com obter bons resultados com Flyers

 

Agora que já sabe o que é um Flyer, deve levar em consideração alguns itens básicos para ter resultados positivos com este tipo de material publicitário:

 

Conheça bem seu público-alvo e pesquise qual é o melhor lugar e maneira de distribuir os flyers. Com estas informações, saberá qual design escolher para transmitir a mensagem de maneira clara e simples.

  1. Crie um plano de distribuição: quando souber o que vai comunicar e para quem, deve decidir onde e como distribuir os Flyers publicitários. As possibilidades são inúmeras, mas as maneiras mais frequentes são: ações de marketing de rua, feiras e eventos, salas de espera, shoppings centers…
  2. Contrate uma gráfica de qualidade: imprimir um grande número de Flyers é fácil e barato se você estiver em boas mãos. Hoje, existem muitas empresas especializadas em impressão de materiais promocionais e marketing. Deixe que a 360imprimir te ajude nos projetos, materiais, tamanhos etc. Aproveite promoções e descontos que ficam maiores quanto mais comprar e tenha sempre estoque de flyers para distribuir!                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                     o que é flyer
  3. Defina bem qual mensagem quer passar: quer passar uma imagem de alta qualidade ou exclusividade? Não use folhetos com materiais simples e de má qualidade. Quer transmitir uma imagem comprometida com o meio ambiente? Use materiais sustentáveis e descartáveis. Quer comunicar um serviço de baixo custo ou grandes promoções? Evite imagens ou acabamentos luxuosos.
  4. Seja direto: o Flyer é um documento que pode ser mal interpretado se não for bem feito. É por isso que é importante que você se concentre na mensagem; ela deve ser curta, clara e rápida. Tenha em mente que a ideia que deseja transmitir deve ser entendida pelo cliente em poucos segundos. Se adicionar uma grande quantidade de informações, a pessoa não dará atenção e irá descartar o flyer assim que puder. Frases diretas, simples, imagens para serem reais e não se esqueça: adicione sempre suas informações de contato e redes sociais.

exemplos de flyer

Apesar de todas essas vantagens, muitas empresas acham que os flyers são um material obsoleto, não os usando em sua estratégia de marketing e desperdiçando assim o enorme potencial que esse meio tem quando usado corretamente. Em geral, quando o uso dos Flyers não é eficaz, é principalmente devido ao fato de que a marca não conhece bem o público alvo, não levou tempo suficiente na elaboração da estratégia de comunicação e no conteúdo, ou não quis investir em um bom design e produção.

Seguindo as dicas que demos neste artigo, seus flyers tem tudo para ser um sucesso e atrair ainda mais clientes!

Tem mais alguma dica para usar flyers? Deixe nos comentários!