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O que é Marketing Digital? Dicas para PMEs

Você já sabe da importância do marketing para seu negócio, mas e o marketing digital? Este assunto, que tem ganhado cada vez mais importância, ainda gera muitas dúvidas nos empreendedores e é isso que vamos esclarecer no artigo de hoje! Fique connosco e saiba já de seguida o que é Marketing Digital!

O que é Marketing Digital?

Marketing Digital são ações de comunicação e marketing que são feitas no ambiente online (sites, blogs, redes sociais, mobile, outros meios digitais) para divulgar e vender produtos ou serviços.

Todo tipo de ação tomada num ambiente digital está inserida no marketing digital: posts no Facebook, fotos no Instagram, e-mail marketing, envio de SMS, anúncios em sites, só para dar alguns exemplos.

Com tantas possibilidades, é imprescindível que você tenha uma estratégia bem estruturada para conseguir implementar da melhor maneira possível o marketing digital no seu negócio.

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Plano de Marketing Digital

Um plano de marketing Digital segue a mesma estrutura que um plano de marketing tradicional e deverá abordar os seguintes pontos:

  • Análise Swot – análise completa sobre a empresa, sua área de negócios e concorrentes.
  • Público Alvo – defina exatamente quem é seu público-alvo, incluindo hábitos de consumo e comportamento.
  • Objetivos – tenha metas claras, objetivas e realistas.

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  • Estratégias de Marketing – aqui deverá incluir e detalhar todas as ações que serão tomadas: quais meios irá implementar e como irá usá-los a favor da sua empresa.
  • Marketing mix – definir as estratégias relacionadas ao preço, produto, comunicação e distribuição online.
  • Cronograma – plano de ação especificando quando cada ação deve ser tomada e quando cada objetivo deve ser cumprido.
  • Orçamento – crie uma planilha com todos os custos previstos e investimento que irá fazer em marketing digital. Desta maneira conseguirá controlar os gastos e não extrapolar o orçamento.
  • Análise de resultados – como e quando você irá medir os resultados do seu plano de marketing.

plano de marketing digital

Dicas de Marketing Digital

Agora que já sabe o que é Marketing Digital e como criar um plano de marketing digital para sua empresa, vamos te dar algumas dicas para que você possa aprimorar sua presença online:

  • Invista no seu site / blog: regras e algoritmos de redes sociais estão sempre sendo alterados. O seu espaço próprio na web é o único lugar que não sofrerá com estas mudanças externas, por isso é tão importante mantê-lo sempre atualizado.
  • Conteúdo de qualidade: ofereça material que seja útil e memorável para sua audiência. Lembre-se que as pessoas estão na internet principalmente para se divertir ou trabalhar, não para comprar.
  • Design: invista em peças de alta qualidade, com um design exclusivo e bem feito. A internet é extremamente visual e imagens sem qualidade irão depor contra a imagem da sua empresa.
  • Multimídia: vídeos, gifs, música e outros tipos de conteúdo ganham cada vez mais importância na web, portanto vale a pena ir além e investir em outros formatos que não sejam texto e imagem estática.
  • Segmentação: a internet permite uma segmentação ao pormenor – aproveite este feature ao máximo para potencializar suas campanhas!
  • SEO: Search Engine Optimization é a técnica utilizada para otimizar sites, com o objetivo de conseguir um melhor posicionamento nos sites de busca. Com essa otimização, seu site terá mais chances de aparecer na primeira página de buscas do Google, por exemplo, atraindo mais clientes e aumentando as vendas.

Plano de Marketing Digital

  • Redes sociais: Servem para estreitar o relacionamento com seus consumidores e criar fidelidade à marca. Não se empolgue e crie perfil em todas as redes sociais que surgirem. Analise primeiro, veja se seu público alvo está naquela rede, se faz sentido para seu produto/serviço e se vale a pena financeiramente investir tempo e dinheiro naquela rede social. É melhor ter uma presença realmente relevante em uma única rede do que ter conteúdo ruim em várias!
  • Anúncios Pagos: é possível fazer publicidade com uma verba realmente pequena. Explore as possibilidades, faça testes e veja quais resultam melhor para sua empresa!
  • Benchmarking: acompanhe a concorrência de perto. Mesmo a estratégia de grandes empresas pode ser replicada em escalas menores, e você pode ter ótimos insights acompanhando o que outras empresas estão fazendo.
  • E-mail Marketing: o “bom e velho” e-mail continua com uma grande taxa de eficácia – vale enviar newsletters e campanhas para os clientes que se cadastrarem no seu site.
  • SMS Marketing: Aproveite o fato que as pessoas estão sempre com seus celulares nas mãos para enviar mensagens com ofertas e campanhas especiais. Assim como no envio de e-mail, só envie mensagens para consumidores que autorizaram!

o que é marketing digital

Dica final: a estratégia de marketing digital não deve ser todo o marketing do seu negócio. É importante criar um plano de ação que envolva diversos meios, assim aumentará as chances de sucesso.

Agora que já sabe o que é Marketing Digital, o que está esperando para implementar em sua empresa? Depois nos diga os resultados!

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