Gestão e Negócios

Planner Semanal: Como organizar suas atividades

Para cumprir todas as promessas e resoluções de ano novo, nada melhor do que um Planner Semanal! Um planner personalizado é um recurso que o ajudará diariamente a organizar suas tarefas e atividades. Muitas empresas usam esse tipo de calendário para delegar ou atribuir tarefas, o que permite que elas sejam realizadas no tempo e hora propostos.

Como queremos ajudá-lo a alcançar todos os objetivos propostos para este ano, neste artigo vamos te explicar todas as vantagens de ter um planejamento semanal para o seu dia a dia!

Diferenças entre um Planner Semanal e uma Agenda

Você pode estar se perguntando se uma agenda não é a mesma que um Planner Semanal. Aqui, explicamos as diferenças importantes entre esses dois materiais para que você possa decidir qual é o melhor para seu uso diário e planejamento semanal.

Em primeiro lugar, uma das principais diferenças entre um planner personalizado e uma agenda é que o primeiro permite que você registre todas as suas atividades do dia (tarefas, reuniões, compromissos …) com especificação de tempo. Na agenda, você só pode fazer suas atividades de uma maneira geral, sem adicionar tantos detalhes.

Outra diferença entre estes dois materiais é o formato. A agenda é um material impresso que você pode levar com você em todos os lugares, enquanto o planner semanal é melhor para ser fixado em algum lugar. Você pode criar um planner personalizado e decorar seu escritório pendurando-o em alguma parede ou colocando-o em cima da sua mesa!

Atualmente, é possível usar esses dois materiais em formato digital para realizar seu planejamento semanal, no entanto, muitos de nós ainda preferimos o papel, para organizar nossos dias da maneira mais tradicional.

Como fazer um Planner Semanal

Às vezes é difícil conseguir organizar todas as tarefas diárias e garantir que que elas sejam feitas no tempo necessário. Aí que o planejamento semanal é tão importante: ele te ajuda a organizar tudo e não esquecer nenhum trabalho importante!

Para fazer um planner semanal, o primeiro passo é listar todas as tarefas que você precisa fazer durante a semana. Você pode fazê-lo à mão ou no computador, o que for mais fácil e conveniente.

Em seguida, priorize cada atividade que você possui na lista de sua programação semanal, para que você possa identificar aquelas que terá que fazer no início de cada semana.

Depois de ter todas as atividades em ordem de prioridade, faça uma estimativa aproximada de quantas horas você precisará para completar cada tarefa. Lembre-se que, dentro deste cálculo do tempo, você precisará colocar um “tempo extra” para qualquer imprevisto que possa surgir.

Finalmente, você pode criar seu design ou fazer o download de um design ou modelo pronto que você gosta da internet. Depois, basta customizar conforme seu gosto e ter um planner personalizado exclusivo!

Modelos de Planner Semanal

Existem diferentes modelos de planner e, como dissemos antes, você pode personalizá-lo completamente de acordo com sua vontade. A seguir, mostramos 3 exemplos para te ajudar na escolha:

  1. Planner Semanal Básico

Este planner é o mais básico e simples de todos. Só tem os dias da semana e a data, com os horários ao lado. Este modelo pode ser usado, por exemplo, para registrar compromissos (se você tiver uma consulta), ou reuniões, se você é uma pessoa de negócios.

Planner Semanal

  1. Planner Semanal Colorido

Um planejamento semanal cheio de cores! Como o modelo anterior, tem os dias da semana, mas neste também é possível pode anotar a área ou departamento ao qual cada tarefa pertence, usando cores diferentes. Esta é uma boa opção para evitar mal-entendidos. Além disso, você pode imprimir m um formato grande e colocá-lo em um lugar para que toda a sua equipe possa consultá-lo.

Um conselho sobre quais cores usar: use as mesmas cores do logotipo ou cartão de visita da sua empresa para reforçar a identidade de marca.

planejamento semanal

  1. Planner Mensal

Este modelo de planner irá ajudá-lo a fazer uma organização mais geral, mensalmente. Tem o nome do mês, os dias e datas. É recomendado para quem tem menos tarefas diárias e pontuais e mais projetos de longo prazo.

modelos de planner

Agora que você conhece vários modelos de planner semanal, basta escolher o que melhor se adequa à sua maneira de trabalhar.

Você já tem algum como favorito?

Se você curtiu esse post, leia também: 4 Dicas para aumentar a produtividade no trabalho!