Por que o branding é tão importante para a sua empresa?

Ser empreendedor não é tarefa fácil. Primeiro, não é simples descobrir o negócio ideal e, depois, não é fácil criar uma identidade para esse negócio. É que uma marca é muito mais do que um logotipo…

“Uma marca tem que parecer um amigo”, a frase é de Howard Schultz, presidente da cadeia Starbucks, e explica em muito o sucesso da empresa. Começou por ser uma loja que vendia grãos de café e hoje é uma cadeia mundial de enorme sucesso, que comercializa vários tipos de produtos – embora a sua popularidade sejam as bebidas derivadas do café.

Mas como pode uma marca parecer um amigo? Grande parte da resposta pode estar na expressão branding. A palavra deriva do inglês e representa o processo de construção de uma marca. Falando assim, não parece complicado. E na verdade não é, desde que se compreenda bem o conceito.

 

Uma estratégia de marca eficiente permite obter vantagens num mercado cada vez mais competitivo. Branding é a sua marca num todo: desde o nome e do design, à qualidade dos produtos, aos preços que pratica, à forma como atende o telefone ou à assinatura que coloca nos e-mails.

No fundo, o que você esta transmitindo para os seus potenciais clientes é: “a minha empresa oferece a você valor agregado perante os meus concorrentes”. Só que, como não pode falar, terá que transmitir essa informação de outra forma!

O conceito desenvolvido em torno da marca permitir criar a sua imagem no mercado e tem como principal objetivo que as pessoas associem de forma positiva determinado produto ou serviço à sua empresa. Desta forma, o consumidor passa a considerar o seu negócio um ponto de referência.

É muito frequente referir-se que as PME’s não precisam de investir em branding e que este é um processo muito mais orientado para grandes marcas, com elevado poder de investimento – ERRADO! Todas as empresas devem preocupar-se em estar presentes no imaginário dos consumidores. Neste momento, oferecer produtos e serviços de qualidade não é suficiente, é necessário conseguir uma diferenciação face à concorrência e promover o envolvimento dos potenciais clientes com a marca. Além disso, a existência de laços afetivos com uma empresa, independentemente da sua dimensão, permite fidelizar os clientes.

 

Branding X marketing

 

É muito frequente que se confundam os dois, no entanto branding e marketing não são a mesma coisa. Ambas as estratégias estão associadas à marca, que é a personalidade da empresa, a voz e a mensagem que lhe estão associadas. Branding é o processo que permite estabelecer estas características, e marketing são as ações promocionais desenvolvidas para comunicar essa personalidade, essa voz e essa mensagem.

 

Apesar de não serem a mesma coisa, estas estratégias complementam-se. No fundo, o branding permite divulgar o conceito de marca associado à empresa, e a estratégia de marketing permite que as ações promocionais sejam facilmente associadas à marca – devido à identidade visual já estabelecida no processo de branding. Este é um aspeto importante: o seu marketing deve incluir elementos que permitam identificar facilmente a sua marca. Utilizar materiais de marketing com um design modelo ou com padrões visuais que remetam facilmente para o seu negócio é essencial. Existem sites que já permitem criar de forma fácil os layouts para os vários produtos, sem ser necessário investir muito dinheiro e permitindo obter muito bons resultados. As ferramentas online, permitem um grau de personalização muito elevado, exemplo disso é a possibilidade de escolher designs em função da profissão ou o fato de ser possível editar o próprio design. Assim, é possível utilizar o logotipo e as cores relativas à empresa, comunicar de forma mais descontraída ou mais formal de acordo com o seu posicionamento, entre tantos outros detalhes que permitem atuar de acordo com o seu branding.

 

Dica final: A marca deve tornar-se um patrimônio valioso para a empresa e todas as suas ações devem ser desenvolvidas de acordo com a personalidade e com a identidade visual da sua marca – desde as políticas internas ao marketing implementado.

 

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