Saiba como entregar e receber um cartão de visita

O cartão de visita é, sem sombra de dúvidas, um elemento imprescindível em qualquer área de negócio, e não é mais do que uma interação profissional.

Saber criar este produto de marketing é a chave para o sucesso… Mas ter a chave sem a fechadura não serve pra nada! Por isso, torna-se essencial saber como entregar e receber cartões de visita.

Pense num almoço com um cliente: com certeza não irá comer sem talheres e terá o máximo cuidado para evitar gafes. Do mesmo jeito, também existem boas práticas na hora de trocar cartões de visita mas nada muito complicado!

 

Quero entregar o meu cartão de visita, como devo fazê-lo?


  • Antes de entregar

É muito importante que tenha sempre com você um cartão de visita, uma vez que,de forma a nunca perder nenhuma oportunidade. No entanto, utilizar a carteira para transportar um dos seus melhores aliados de marketing, é um erro – se possível recorra a um porta-cartões para que estes não fiquem amassados ou vincados.

  • Onde e quando distribuir

A troca de contatos é muito comum em coffee-breaks, almoços, jantares ou reuniões e, geralmente, antes do início do evento – assim, já existe uma apresentação oficial e evitam-se constrangimentos.

 

  • A quem entregar

Fazer uma distribuição aleatória, não resulta em nada. Ou melhor… tem um efeito negativo porque, além dos custos, estará transparecendo uma ideia de desespero profissional. Quando entregar os seus cartões de visita deve ter vários aspectos definidos: saber a quem vai entregá-lo, qual o propósito da entrega e para quando são esperados resultados.

 

  • Como entregar

Os cartões de visita devem ser entregues a mão, diretamente a quem interessa. Para garantir que a pessoa leia na mesma hora, entregue o cartão segurando a parte superior entre o polegar e o dedo indicador dobrado, mostrando as informações do cartão.

 

Mas a troca de contatos, a princípio, contempla o ato de entregar e receber. E se as dicas anteriores são muito importantes, as que vem a seguir não ficam atrás.

 

Vou receber um cartão de visita, e agora?

 

 

Saber trocar cartões de visita é um aspecto muito valorizado no ambiente profissional.
Saber trocar cartões de visita é um aspecto muito valorizado no ambiente profissional.

 

 

  • Como aceitar

Quando tiver em mãos o contato que te foi entregue, perca alguns segundos para analisar o conteúdo. Dessa forma, além de demonstrar interesse pela outra parte, pode assimilar o nome e a atividade da pessoa em questão. Não existe pior atitude do que receber as informações de alguém, guardá-las sem sequer olhar e depois fazer perguntas que podiam ser evitadas!

 

  • Depois de ter recebido

Quando te entregam um cartão de visita, revelam um ato de gentiliza para com você e, para retribuir essa atitude, pode criar alguma empatia ao falar de contatos comuns dentro da organização. Desta forma, também está contribuindo para melhorar a sua rede de conhecimentos profissionais.

 

  • Erros a evitar

Tomar notas no cartão recebido é um erro grave e pode até ser considerada uma atitude indelicada. Imagine que parece que voce está avaliando a pessoa? “O Sr. José é gordinho e mede cerca de 1,60cm” – acha que ainda teria alguma chance de fazer negócio com o Sr. José?

 

 

Não se trata de uma lista infinita de regras e regrinhas para distribuir e receber cartões de visita, por isso não será difícil fazer tudo “como manda a lei”. A partir de hoje, será um expert na troca de contatos!

Este Post foi útil? Sim Não
Loading Facebook Comments ...

Deixe uma resposta