Design

Google Tilt Brush: Experiência de arte em realidade Virtual

Sempre à frente no que diz respeito à tecnologia, o Google se superou com um de seus últimos lançamentos: Tilt Brush, uma ferramenta permite que qualquer pessoa crie verdadeiras obras de arte através da realidade virtual.

Interessante, não? Então venha saber mais sobre esta ferramenta!

O que é Realidade Virtual?

Também chamada de Realidade Aumentada, é uma tecnologia que permite que o usuário sinta-se dentro de um ambiente totalmente diferente daquele em que se encontra no mundo real. Através de equipamentos tecnológicos, como óculos, o usuário entra num ambiente virtual onde pode vivenciar experiências, com sons e até toques, numa imersão total no mundo de faz de conta.

O que é o Tilt Brush?

Google Tilt Brush é um aplicativo de realidade virtual que deve ser usado junto com um visor de realidade aumentada, como o HTC Vive ou Oculos Rift. Estes acessórios reconhecem os movimentos da mão e do corpo do usuário em tempo real, permitindo que eles mergulhem num ambiente virtual.

O Titl Brush transforma qualquer espaço em uma grande tela em branco, onde o usuário poderá desenhar em 3D, explorar e interagir com sua obra de arte em 360º. Com uma paleta virtual com vários pinceis disponíveis, este aplicativo Google VR permite pintar qualquer coisa que possa imaginar. Isto inclui efeitos impossíveis no mundo real: fumaça, flocos de neve e até fogo! Também é possível combinar estes efeitos entre si, criando misturas inimagináveis na vida real. Basta deixar a imaginação solta para criar obras únicas e originais!

Um dos diferenciais do Tilt Brush se comparado aos outros aplicados de realidade virtual, é que ele não exige que o usuário faça nada: não existem desafios nem metas a serem cumpridos. Justamente por isso, ele funciona como um local de lazer, descanso e relaxamento, uma inovação neste meio.

O grande diferencial do Tilt Brush é permitir a interação com a obra de arte: é possível caminhar entre os objetos criados, apreciá-los de todos os ângulos, compartilhar suas criações e ainda visitar a obra de outros artistas!

 

 

Como compartilhar as obras de arte criadas com o Tilt Brush?

Quando criamos uma obra de arte, queremos mostrá-la ao mundo, para que outras pessoas possam conhecê-la e apreciá-la. Assim, o Tilt Brush oferece aos seus usuários a ferramenta para compartilhar as obras através de um passeio virtual ou como um GIF animado.

Conhecendo bem seu público, o Google também criou as Virtual Art Sessions, uma plataforma onde as pessoas podem apreciar a arte em toda sua dimensão através do pontos de vista dos artistas e criadores.

Durante o lançamento do Tilt Brush, o Google convidou artistas de renome como a ilustradora de moda Katie Rodgers, a escultora Andrea Blashich, o designer gráfico Christoph Niemann, entre outros. Todas essas pessoas participaram criando obras de arte para experimentar a ferramenta e é possível ver o resultado no site do projeto. Atualmente, o número de artistas criando dentro do Tilt Brush só cresce, como o grupo AiR (Artists in Residence) que tem diversas obras expostas na aplicação.

 

 

Ficou com vontade de experimentar o Google Tilt Brush? Que arte você criaria? Nos diga nos comentários!