Design

Tipos de design: Principais formas e aplicações

O design está presente em praticamente tudo o que usamos em nosso dia a dia. Seja em celulares, carros, computadores, televisão ou embalagens. Há, por isso, diversos tipos de design e também designers especializados em cada um deles.

A maior parte dos trabalhos de design são feitos através de softwares gráficos, que exigem profissionais com profundo conhecimento em cada um deles. Todos os profissionais de design devem ter conhecimentos teóricos sobre tópicos como tipografia, semiótica, ergonomia visual, teoria da comunicação e teoria das cores.

Diferentes Tipos de Design

Design gráfico

O design gráfico consiste na criação de componentes visuais, com diferentes objetivos. Este tipo de design pode ser dividido em várias áreas técnicas:

  • Tipografia: é a criação de estilos para fontes tipográficas e na composição de um texto para impressão física. A composição tipográfica tem como objetivo criar uma imagem visual envolvente, que atraia o leitor para o texto.
  • Diagramação: é a disposição dos elementos gráficos, em um espaço limitado de uma página que será impressa, seja em um flyer, um jornal, uma revista entre outros. Neste processo são consideradas as normas de hierarquização de informação e a estética visual.
  • Ilustração: a ilustração é a arte de criação de imagens usadas para acompanhar um texto, ajudar a interpretá-lo ou para agregar informação. Mas, também pode ser usado simplesmente para decorar um texto. Normalmente, este termo é usado para se referir a desenhos, fotografias, pinturas etc.
  • Infografia: Um dos elementos mais usados nas várias vertentes do design são os infográficos. Os infográficos conseguem passar uma mensagem de um modo simples e eficiente sem que os consumidores percam muito tempo retendo sua informação.

Design de Comunicação

 

O design de comunicação procura inspirar e desencadear uma ação no cliente. É feito com uma óptica comercial e procura fomentar o desejo de compra. Este tipo de design está altamente relacionado com vídeos, música, publicidade entre outros. Geralmente, o termo design de comunicação é usado como sinônimo de comunicação visual, mas este abrange todos os meios envolvidos no processo de comunicação.

O Design de Comunicação está diretamente ligado ao Branding, que se refere à criação da identidade visual de uma marca – desde seu nome, logo ou símbolos que representam um determinado negócio.

design de comunicação

Ecodesign

O ecodesign é uma vertente do design tradicional. Este integra critérios para que seja reduzido o impacto ambiental em todo o processo de desenvolvimento e no ciclo de vida de um produto.

eco design

Web Design

 O web design consiste na criação de websites e qualquer tipo de documento disponível na web. Este tipo de design tenta encontrar um equilíbrio entre estética e funcionalidade, focando cada vez mais na experiência do usuário, garantindo uma navegação intuitiva e relevante nas páginas web.

web design

Design Visual

O design visual opera em todo o tipo de suportes de comunicação visual. Esta terminologia abrange todas as especializações existentes no design, assim como o próprio design gráfico e design de comunicação.

Infográficos: O que é um infográfico, tipos e aplicações infográficas

Um infográfico é em sua generalidade uma compilação de informações suportadas por várias imagens, palavras-chave ou ícones. Estes reúnem textos e ilustrações para simplificar a mensagem que queremos transmitir ao público-alvo.

Existem vários tipos de infográficos, estes nem sempre seguem um padrão e tentam ser o mais dinâmico possível, para todo o tipo de comunicações:

  • Infográfico Estático: Este é o tipo de infográfico mais comum. É usado em várias páginas web assim como em jornais, revistas ou até mesmo anúncios. Está focado nas informações visuais e serve para complementar textos que sejam curtos ou que dão uma explicação.
  • Infográfico Informativo: É o tipo de infográfico mais usado para comunicar algo específico ou um novo conceito para, assim, dar uma visão geral de um certo tópico.
  • Cronogramas: A maneira mais eficiente de visualizar um espaço temporal, seja a cronologia de evolução de uma empresa, de um produto entre outros. São usados para destacar datas importantes ou para fornecer uma síntese de eventos.
  • Infográfico Geográfico/Mapas: São os infográficos recomendados para aqueles que querem comparar características e dados de diferentes pontos geográficos.
  • Infográfico de Processos: Os infográficos de processos servem para realçar pontos no tempo para que, assim, seja fornecido um resumo ou uma visão geral das etapas de um certo processo para que o usuário fique esclarecido passo a passo.
  • Currículo Infográfico: Com a necessidade de se destacar dos outros, é comum apostar em currículos criativos, para se destacar dos restantes candidatos, O formato infográfico. é uma forma diferente e criativa de se apresentar e dar destaque a características específicas para uma determinada vaga de emprego. Assim, os empregadores retêm as informações que lhes são fornecidas de um modo simples.

Use os diferentes tipos de design para dinamizar a comunicação de sua empresa e garanta que seus materiais se destacam da concorrência.

Se você precisa de ajuda com a criação da imagem de marca, na 360imprimir pode encontrar ajuda profissional, desde seu logo até design sob medida para seus materiais de comunicação.