Materiais impressos

Tipos de Papel para Impressão

Tipos de Papel para Impressão: certamente já aconteceu de você ter que imprimir um material de marketing mas não saber qual papel escolher para que a qualidade seja a esperada. Não se preocupe mais! Continue lendo que explicaremos brevemente as características dos tipos de papel para impressão que são mais usados.

O papel é um recurso usado todos os dias tanto para a escrita quanto para a impressão, por isso é importante que, pedir produtos impressos, você saiba tudo sobre os tipos de papel para impressão. Mostramos os tipos de papel para impressão mais comuns para que você possa escolher a melhor opção para seu negócio!

 

Papel Sulfite

 

O papel sulfite é o tipo mais comum de papel: geralmente branco e em tamanho A4, é usado para escrever e também em impressoras caseiras. Também chamado de Offset, pode ser encontrado em outras cores e outros tamanhos. Segundo a Wikipedia,  seu nome é dado por causa da adição do sulfito de sódio na sua fabricação.

O Papel Sulfite é ideal para usar no escritório para imprimir arquivos sem grande importância como e-mails, planilhas simples, apresentações etc. Nas gráficas, o papel sulfite é usado para imprimir materiais como Papel Timbrado e Bloco de Notas.

 

Papel Cartão

 

O Papel Cartão, também chamado de Papel 300gr, é mais espesso que o papel sulfite, oferecendo um material final mais robusto, com uma maior qualidade. O Papel Cartão está disponível em diversos tamanhos e cores, mas geralmente quando é grande (A1) e colorido, o nome usado é Cartolina. Este material é ideal para ser usado em produtos que serão muito manuseados e precisam de uma maior durabilidade como Cartão Postal e Marca Página.

 

Papel Couché

 

O Papel Couché é considerado um dos melhores tipos de papéis para impressão, uma vez que possui sua característica principal é a superfície lisa, sem ranhuras comuns em outros tipos de papel. Além da gramatura e das cores, que podem variar, o Papel Couché está disponível em duas variedades:

 

  • Papel Couché Fosco: é ideal quando o objetivo é ter um produto sofisticado, pois absorve mais luz, permitindo um resultado final com cores puras e alto contraste. Você pode usar esta opção para imprimir seus cartões de visita ou folders.

 

 

 

  • Papel Couché Brilho: indicado para produtos com várias imagens, por conta do brilho que dá “vida” às cores impressas. É importante usar este tipo de papel corretamente, já que ele reflete a luz, o que pode dificultar a leitura do material. É muito usado para cartões de agradecimento e convites.

 

 

Papel Adesivo

 

O papel adesivo tem como característica principal uma fita adesiva embaixo da qual permite que seja colado e separado de qualquer superfície. Atualmente, existem vários tipos de papel adesivo, porque a maioria dos papéis (cartão, couché, ligação …) tem sua versão “adesiva”. Este tipo de papel é recomendado principalmente para decalques ou etiquetas.

Um papel adesivo é composto de 3 partes:

 

  1. A frente do papel adesivo (onde é impresso) é geralmente um papel coberto com acabamento fosco ou brilhante, que pode ser impresso a cores ou somente em preto e branco.
  2. O material adesivo em si, que permite que o material grude à superfície desejada. Este adesivo pode variar a qualidade, permitindo que o produto tenha uma aderência maior, seja mais resistente e até mesmo permitir que o adesivo seja exposto em locais com umidade.
  3. A última parte é composta por uma película protetora que é retirada na hora de aplicar o adesivo.

 

 

Existem outros tipos de papel para impressão, mas estes que mostramos acima são os mais usados na área gráfica. Agora que já conhece melhor cada um deles, poderá escolher qual é o tipo de papel que melhor se adapta às suas necessidades.

Este artigo foi útil para você? Nos diga nos comentários!

One comment

Comments are closed.