A Black Friday surge durante os anos 60, nos EUA, com o objetivo de assinalar o início da época das compras natalícias. A designação das cores remete para uma época em que as vendas eram registadas à mão, sendo que o que era escrito a vermelho representava o prejuízo nas vendas e o que era registado a preto, os lucros. Além disso, a temporada de início de compras coincidia com a sexta-feira seguinte ao dia de “Thanks Giving” ou “Dia de Ação de Graças”, data extremamente importante nos EUA. Sendo assim, tendo em conta o objetivo da data, e o dia em que esta se insere, o evento passou a denominar-se de Black Friday.
Atualmente, a Black Friday é uma das principais datas para estimular o comércio internacional. Presente em inúmeros países, incluindo o Brasil esta data não deve ser deixada ao acaso, independentemente da área de negócio. Com o acesso à internet e com a chegada do e-commerce, já não é necessário deslocar-se até às lojas para ter acesso aos descontos existentes. Embora, as compras sejam feitas online, ainda existe muita concorrência. Sendo assim, resolvemos dar algumas dicas para que você consiga otimizar o seu negócio de e-commerce durante esta época em que o principal objetivo é garantir maior retorno.
1. Aposte no E-mail Marketing
Uma das primeiras coisas que deve planejar é o e-mail que irá enviar aos seus clientes e potenciais clientes. Neste sentido, torna-se importante:
- Criar o conteúdo que será partilhado no e-mail – desde o copy à imagem. Não esqueça de acrescentar um título apelativo, pois será a primeira coisa que o destinatário irá ver.
- Deverá definir quantos e-mails pretende enviar e estipular as datas em que estes serão enviados – com quanta antecedência antes do evento.
- Finalmente, deverá fazer uma lista de todos os seus clientes e enviar e-mails personalizados para diversas partes da base de dados, consoante o histórico de compras de cada grupo de consumidores. Por exemplo, poderá enviar um preview dos descontos que irá fazer para cada produto.
2. Otimize o seu site
Existem algumas alterações que poderá fazer de forma a dar a conhecer o evento e gerar antecipação até ao grande dia:
- Na sua página inicial, adicione um botão com a contagem decrescente para o evento. Este cronómetro deverá funcionar até ao último segundo do final do dia da Black Friday. Os consumidores podem ser bastante indecisos na hora de comprar, e este elemento poderá fazer uma grande diferença ao gerar expectativa e ansiedade de compra.
- Crie uma página com informações sobre a campanha e os produtos que estarão com descontos. Poderá ir ainda mais além e criar packs de vendas de produtos complementares – se tiver uma loja que venda acessórios, desenvolva um pack que inclua um conjunto com pulseiras, colares e anéis por um preço irresistível.
- No próprio dia, aproveite para ciar um senso de urgência ao dizer frases que incitem o cliente a comprar, como por exemplo: “Apenas restam 2 unidades do produto X em stock.” Isto criará o fator urgência no consumidor e funcionará como um estímulo para finalizar a compra.
- Utilize um pop up de saída, ou seja, sempre que o cliente abandonar uma determinada página do seu site poderá aparecer um pop up relembrando ao cliente de que no dia 25 decorrerá a Black Friday. Pode até aproveitar para pedir dados do cliente como o nome e o e-mail para, mais tarde, enviar newsletters com informações adicionais sobre o evento.
3.Aposte nas suas redes socias
Aproveite para fazer posts anunciando que a Black Friday está chegando!
- Veja em que redes sociais faz sentido anunciar esta campanha – no Facebook? Instagram? Twitter? Ou em todas?
- Crie posts diferenciados: uns podem conter produtos com descontos, outros poderão apenas dar informações relativas à campanha, como a data.
- Determine o horário em que irá fazer os posts, pois existem horários em que essa notícia poderá gerar mais visualizações que outras.
- Finalmente, esteja sempre atento às suas redes sociais, pois este dia poderá gerar muitos comentários e até dúvidas dos seus clientes, e é importante que esteja atento para que possa responder-lhes.
4.Seja honesto
Muitas empresas aproveitam este dia para enganar os consumidores – aumentam os preços dos seus produtos, para depois apresentar um valor mais baixo, de forma a parecer existir um desconto. Não faça isso, pois esta campanha não serve apenas para gerar vendas no dia da Black Friday, serve também para dar a conhecer a sua marca, conquistar e fidelizar os seus clientes e potenciais clientes.
Estas são apenas algumas dicas para ajudá-lo na hora de definir a sua estratégia de campanha para a Black Friday. Porém, mesmo após o dia do evento, poderá continuar a utilizar algumas destas sugestões para futuras campanhas.
E já que estamos falando da Black Friday, não esqueça de visitar o nosso site no próximo dia 25 de Novembro. Prometemos descontos incríveis!