Temos falado sobre os vários tipos de impressão que existem e as características de cada um. Desta vez apresentamos detalhadamente o que é a serigrafia, para que você possa usá-la da maneira correta em seus materiais.
Serigrafia
A impressão em serigrafia é um método usado principalmente para estampagem, que consiste na transferência da tinta através de uma malha esticada em um quadro, em que passa a tinta através da estampa, para as áreas que não tem imagem.
Esta técnica de impressão é uma das mais antigas que há, ainda feita de um modo manual, uma vez que é com as próprias mãos que se realiza a estampagem com serigrafia. Atualmente, a serigrafia têxtil tem vindo a se modernizar com algum maquinário.
A palavra serigrafia surgiu da palavra latina “sericum” (seda) e da palavra grega “graphé” (ação de desenhar ou escrever). Podemos dizer que o objetivo da serigrafia está na transferência de uma imagem para um determinado objeto através de uma malha, designada como tela.
Materiais para fazer Serigrafia
A serigrafia é um tipo de impressão econômico e simples, que não requer muito material. São necessários alguns componentes, bastante simples:
- Malha ou tela com imagem reproduzida.
- Moldura para esticar a malha.
- Espátula para espalhar a tinta.
- Tinta para serigrafia.
- Suporte de impressão.
- Sistema de secagem.

Tipos de serigrafia
Serigrafia Manual
Este é o tipo de serigrafia mais comum e mais usado, feito apenas por uma pessoa, que funciona do seguinte modo:
- Coloque a peça a ser estampada em uma base especial.
- Limpe a malha ou tela que estará em contato com o produto, para evitar rugas.
- Aplique e espalhe a tinta na malha com a ajuda de uma espátula.
- Faça uma leve pressão para garantir que a tinta atravessa totalmente a malha.
- Passe a espátula novamente para remover o excesso de tinta.
- Sua estampagem está pronta- deixe secar ou use uma máquina de secagem especial.

Serigrafia Automática
Esta é uma técnica de serigrafia semiautomática, que necessita de um operador e uma máquina para concluir todo o processo. O procedimento é o seguinte:
- A peça a ser estampada é colocada na base da máquina.
- Uma máquina baixa automaticamente a tela e realiza a estampagem.
- O produto é deixado para secar e rapidamente tem seu produto terminado.

Serigrafia Circular

Como o próprio nome indica, esta impressão em serigrafia funciona através da impressão com rolos e prensas rotativas. É usado principalmente para impressão em objetos cilíndricos, como garrafas de água ou copos personalizados.
Devemos considerar que, com os métodos referidos anteriormente é possível realizar uma serigrafia circular com maior e menor qualidade, dependendo do que queremos, porém é mais difícil garantir bons resultados e evitar erros na estampagem.
Serigrafia Devorê
Este tipo de serigrafia têxtil é usado apenas em tecidos que possuam poliéster e algodão em sua composição, uma vez que a estampa é aplicada com uma tinta com base de ácido sulfúrico que devora o algodão presente no tecido. Esta corrosão cria um efeito de transparência na roupa que está sendo estampada.

Agora que você entendeu como é fácil fazer serigrafia, escolha o método que melhor se adapta ao material que quer estampar e garanta uma impressão correta de seus produtos!